Preparação para a aliança

Êxodo 19,9-15

povo de israel9 Javé disse a Moisés: “Vou me aproximar de você numa nuvem espessa, para que o povo possa ouvir o que eu falo com você e acredite sempre em você”. E Moisés transmitiu a Javé tudo o que o povo tinha dito. 10 Javé disse a Moisés: Volte para o povo e purifique-o hoje e amanhã: que lavem suas roupas 11 e estejam preparados para depois de amanhã, porque Javé descerá depois de amanhã sobre a montanha do Sinai à vista de todo o povo. 12 Você deverá traçar um limite ao redor da montanha e dizer ao povo que não suba à montanha, nem se aproxime da encosta; quem tocar na montanha deverá ser morto. 13 E nesse tal ninguém deverá tocar; ele será apedrejado ou flechado; tanto homem como animal, não ficará vivo. Só quando a trombeta soar, eles poderão subir à montanha”. 14 Moisés desceu da montanha até o lugar onde estava o povo: “Fiquem preparados para depois de amanhã, e não tenham relações com suas mulheres”.

“O momento da aliança será solene, e o povo deve preparar-se durante três dias, a fim de receber de Deus a orientação para a vida”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vemos hoje em nossa reflexão Deus enviando Moisés para mandar o povo se prepara por três dias para receberem a orientação para a vida; orientação essa que será transmitida pelo próprio Deus onde o povo não O verá, mas escutará sua voz e compreenderá tudo aquilo que ele vai transmitir a Moisés. Esse é o momento em Deus manda o povo se preparar para a aliança. Hoje para nós será que Deus também não faz aliança conosco? Será que também não temos que nos purificar? Temos uma purificação diferente hoje, no entanto ainda mais valiosa do que a que o povo de Israel fez; ela consiste no batismo onde somos lavados e purificados de todos os nossos pecados, e reconhecendo a nossa fraqueza e que certamente depois de sermos batizados tornaríamos a pecar; Jesus ainda instituiu o sacramento da confissão e apesar de muitos não darem valor a este sacramento ele é grandessíssimo, pois Jesus é que nos lava do pecado e restaura a nossa vida através desse sacramento. Portanto irmãos não temos motivos para imaginar que Deus estava mais próximo do povo de Israel do que está de nós, acredito que Ele se faz ainda mais próximo de nós, eles ouviram Deus falar e nós O recebemos como alimento, e ainda assim muitas vezes não damos valor a Ele. Peçamos então irmãos a graça de nos aproveitar melhor daquilo que Deus nos deu como fonte de salvação. E de O amarmos talvez não tanto quanto Ele mereça, mas tanto quanto possamos. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s