O direito é para defender os pobres

Êxodo 22 17-27

2fev2013---ha-dez-anos-o-governo-federal-lancava-em-guaribas-no-sul-do-piaui-o-programa-fome-zero-com-o-objetivo-de-erradicar-a-miseria-1359830478138_956x500mendigos17 Não deixarás viver aquela que pratica a magia. 18 Quem tiver relação sexual com algum animal será réu de morte. 19 Quem sacrificar a outros deuses, além de Javé, será entregue ao anátema. 20 Não explore o imigrante nem o oprima, porque  vocês foram imigrantes no Egito. 21 Não maltrate a viúva nem o órfão, 22 porque, se  você os maltratar e eles  clamarem a mim, eu escutarei o clamor deles. 23 Minha ira então se inflamará, e eu farei vocês perecerem pela espada; as mulheres de vocês ficarão viúvas e seus filhos ficarão órfãos. 24 Se você emprestar dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao seu lado, você não se comportará como agiota: vocês não devem cobrar juros. 25 Se você tomar como penhor o manto do seu próximo, deverá devolvê-lo antes do pôr do sol, 26 porque ele se cobre com o manto, que é a veste do seu corpo; como iria cobrir-se ao dormir? Caso contrário, se ele clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou compassivo. 27 Não blasfeme contra Deus, nem amaldiçoe um chefe do seu povo.

“Neste texto, condenam a exploração da miséria. O imigrante, o órfão, a viúva e o pobre são pessoas que não podem defender-se: devem ser protegidas pelo direito. As necessidades vitais do homem estão acima de qualquer direito de propriedade.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos muito bem neste texto como o nosso Deus que a sua criatura viva somente para Ele, na fidelidade, na integridade, na pureza de coração, sem praticas abomináveis posturas que não são de filhos de Deus. A misericórdia de Deus é grande para com aqueles que são indefesos, e muitas vezes são os prediletos de Deus os que mais são descartados da sociedade, como: órfãos, viúvas, os pobres, hoje nós percebemos que os idosos são abandonados nos azilos, expulsos de suas próprias casas e o pior de tudo, muitas vezes pelos próprios filhos. E Deus fala que qualquer destes teus filhos que forem abandonados, excluídos se clamarem a Ele, ele atenderá. Aqueles excluídos da sociedade são criaturas que não tem como se defender; devem ser protegidos pelo seu direito, pois as necessidades vitais de nossos irmãos estão acima de qualquer direito de propriedade. Que o nosso Deus venha em proteção de todos os irmãos e irmãs que adentrarem a este blog neste dia. Com as bênçãos e graças celestiais a todos. Paz e Misericórdia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s