Leis para o descanso

Êxodo 23,10-13

download (7)10 Você, durante seis anos semeará a terra e fará a colheita. 11 No sétimo ano, porém, deixe a terra em descanso e não a cultive, para que os necessitados do povo encontrem o que comer. E os animais do campo comerão o que sobrar. Faça o mesmo com sua vinha e com seu olival. 12 Durante seis dias, faça seus trabalhos e descanse no sétimo dia, para seu boi e seu jumento descansem, e os filhos de sua escrava e o imigrante se refaçam. 13 Prestem atenção em tudo o que lhes tenho dito: não invoquem o nome de outros deuses. Que não se ouça se quer o nome deles na boca de vocês.

“O ano de descanso para a natureza era certamente um costume dos antigos: aqui, porém, o costume adquire sentido social: é uma oportunidade para os pobres terem acesso aos produtos do campo. Dá-se motivação social: descanso para os escravos e imigrantes, proíbe cultuar tudo aquilo que provoque opressão e escravidão (outros deuses).”

Reflexão:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, temos hoje uma reflexão magnífica que fala de um descanso até bastante interessante; o descanso da terra, mas por destras deste descanso tem algo muito maior ao se deixar a terra sem ser cultivada, aquilo que nela crescer não pertence ao dono é para alimentar os pobres de maneira que eles não tenham que pagar por aquilo que eles colheram em outras palavras, Deus instrui seu povo a viver a caridade, alimentando assim os necessitados, dando descanso ao escravo e ao imigrante, quando se descansa, pois toda a produção será interrompida e até mesmo os animais deverão parar. Quanto aos falsos deuses que Deus mais uma vez proíbe, se prestarmos atenção, em todas as vezes em que esses deuses foram invocados foi para escravizar e oprimir o povo; o único Deus libertador  e Verdadeiro é o nosso Deus, e se trouxermos essa realidade para a nossa vida veremos que muitas vezes nós nos escravizamos com falsos deuses, um exemplo; a moda é passageira, tudo o que se apresenta vai cair de moda em um ano, mas quantas pessoas se endividam para viver esse ilusionismo? Portanto irmãos olhemos a nossa volta e vejamos quais são os deuses que nos escravizam? Que dos céus Deus derrame as graças para reconhecê-los e rejeitá-los para assim adquirirmos a verdadeira liberdade de filhos de Deus. Assim Seja. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s