Sejam fiéis

Êxodo 23,20-33

StMichaeltheArchangel00220 Vou enviar um anjo na frente de você, para que ele cuide de você no caminho e o leve até o lugar que eu preparei para você. 21 Respeite-o e obedeça a ele. Não se revolte, porque ele leva consigo o meu nome, e não perdoará suas revoltas. 22 Contudo, se você lhe obedecer fielmente e fizer tudo o que eu disser, então eu serei para você inimigo de seus inimigos e adversário de seus adversários. 23 Meu anjo irá à frente de vocês e o levará aos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus, e eu acabarei com eles. 24 Não adore os deuses deles, nem os sirva. Não faça o que eles fazem, mas destrua os deuses deles e quebre seus potes sagrados. 25 Sirvam a Javé, Deus de vocês, e então ele abençoará o pão e a água, e afastarei a doença do meio de vocês. 26 Na sua terra não haverá mulher que aborte ou seja estéril, e eu farei  você chegar ao número completo de seus dias. 27 Enviarei diante de você o meu terror, confundindo qualquer povo no meio do qual você entrar, e farei  com que todos  os seus inimigos fujam de você. 28 Enviarei também vespas diante de você, para que expulsem de sua frente os heveus, cananeus e heteus. 29 Não os expulsarei da sua frente num ano só, para que a terra não fique deserta nem as feras se multipliquem. 30 Eu os expulsarei pouco a pouco, até que você se multiplique e tome posse da terra. 31 Eu marcarei as fronteiras do seu país, desde o mar Vermelho até o mar dos filisteus, e desde o deserto até o rio Eufrates. Entregarei em suas mãos os habitantes da terra, para que você os expulse de sua frente. 32 Não faça alianças com eles, nem com seus deuses. 33 Não os deixe habitar em sua terra, para que eles não façam você pecar contra mim, adorando os deuses deles, que serão uma cilada para você.

O código se encerra com uma exortação sobre a fidelidade a Javé. Servir a ele é respeitar o “Anjo de Deus” e lhe obedecer, pois ele guiará o povo até a terra prometida. Esse Anjo ou mensageiro é provavelmente a pessoa dos líderes que ajudam o povo a compreender e realizar o projeto de Deus. Por outro lado, não servir outros deuses é não entrar em aliança com outros povos, nem com os deuses deles: isso levaria o povo a construir um “novo Egito””.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; como Deus acompanhou o seu povo com amor; veja ele prometeu se o povo O servisse e fosse fiel, Ele abençoaria o pão e a água, e afastaria a doença do meio deles a promessa do Senhor Deus a seu povo foi maravilhosa, que não haveria em sua terra mulher que aborte, ou que seja estéril, fazendo eles chegarem ao número completo de seus dias. O povo teria tudo para viver uma vida feliz e prospera, porém foi um povo de cabeça dura e rebelde. Eu quizera que todos procurassem a fidelidade e a integridade, assim veríamos quão grande e a misericórdia do Senhor Deus para conosco. Então o projeto de amor salvifico do Senhor se realizaria no meio do seu povo em nossos dias. Que Deus seja hoje e sempre louvado e adorado. Assim seja. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s