Conclusão da Aliança

Êxodo 24,1-11

trovoes-no-sinai

1 Javé disse a Moisés: “Suba até mim com Aarão, Nadab, Abiú e setenta anciãos de Israel, e adorem de longe. 2 Só Moisés se aproximará de Javé; os outros não se aproximarão, nem o povo subirá com ele”. 3 Moisés desceu e contou ao povo tudo o que Javé lhe havia dito e todas as leis. O povo respondeu unânime: “Faremos tudo o que Javé disse”. 4 Moisés colocou por escrito todas as palavras de Javé. Depois levantou-se de manhã, construiu um altar ao pé da montanha e doze estelas para as doze tribos de Israel. 5 Em seguida, mandou alguns jovens de Israel oferecer holocaustos e imolar novilhos a Javé como sacrifício de comunhão. 6 Moisés pegou a metade do sangue e colocou em bacias; a outra metade  do sangue, ele a derramou sobre o altar. 7 Pegou o livro da aliança e o leu para o povo. Eles disseram: “Faremos tudo o que Javé mandou e obedeceremos”. Moisés pegou o sangue e o espalhou sobre o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que Javé faz com vocês através de todas essas cláusulas”. 9 Moisés, Aarão, Nadab, Abiú e o setenta anciãos subiram. 10 Eles viram o Deus de Israel: sob os pés dele, havia uma espécie de pavimento de safira, tão pura como o próprio céu. 11 E Deus não estendeu a mão contra os notáveis de Israel ; eles contemplaram a Deus e depois comeram e beberam.

O rito da Aliança mostra o acordo entre os contraentes; Deus, representado pelo altar, e o povo se comunicam através do mesmo sangue, que é o símbolo da vida. O Novo Testamento apresentará a Nova Aliança selada com o sangue de Jesus,”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos neste texto que o Senhor Deus só se aproxima daqueles que Lhe são íntegros, fideldignos, sinceros e falam a verdade, sabemos muito bem que os mentirosos são abomináveis a Deus. Moisés em sua fidelidade a Deus deu ao povo as palavras de Javé, depois se levantou de manhã, construiu um altar ao pé da montanha para oferecer um sacrifício a Deus; e o povo unanimemente disse faremos tudo o que Javé mandar e obedeceremos; então contemplou o Senhor Deus e depois comeram e beberam. Somos hoje convidados a seguir o Senhor Deus com a mesma fidelidade e integridade ao Senhor Deus, então veremos o Senhor muito próximo de nós fazendo maravilhas em nosso favor. E que Deus seja ontem, hoje e sempre, louvado, glorificado e amado. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s