O descanso semanal

Êxodo 31, 12-18

truth-28

_12 Javé falou a Moisés: 13 “Diga aos filhos de Israel: Observem meus sábados, porque são um sinal entre mim e vocês, ao longo de suas gerações, para que todos saibam que eu sou Javé, aquele que santifica vocês. 14 Observem, portanto, o sábado, porque é uma coisa santa para vocês. Quem realizar nele algum trabalho será excluído do povo. 15 Vocês podem trabalhar  durante seis dias; o sétimo dia, porém, é para vocês o dia do descanso solene em honra de Javé. Quem trabalhar no dia de sábado será réu de morte. 16 Os filhos de Israel observarão o sábado em todas as suas gerações, como aliança perpétua. 17 Será um sinal perpétuo entre mim e os filhos de Israel, porque em seis dias Javé fez o céu e a terra, mas no sétimo dia ele parou para respirar”. 18 Quando Javé terminou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou-lhe as duas Tábuas da Aliança; eram escritas pelo dedo de Deus.

“Diante da infidelidade do povo, Javé quer abandonar o seu projeto e escolher outro povo. Moisés, porém, chama a atenção de Javé, mostrando que ele está comprometido com o povo por causa se sua promessa aos antepassados. O projeto de libertação não pode ser elitista; há de contar com as fraquezas e ambigüidade do povo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, como Deus veio por muito tempo orientando o seu povo até chegar o momento de apresentar as Tabuas da Lei escrita pelo seu próprio dedo; porém continuamos vendo que aquele povo é um povo de cabeça dura, um povo rebelde, um povo sem paciência, um povo que quer tudo há seu tempo não considerando o tempo e hora de Deus. Até mesmo para entregar as Tábuas como foi preciso a ausência de Moisés do povo a ponto de que eles partissem a adorar deus feito por mãos humanas como bezerro de ouro; aqui Deus quer escolher outro povo para si; Moisés intercede pelo povo dizendo a Deus: Para este projeto de libertação era necessário levar em conta as fraquezas e ambigüidade do povo. Que haja em nossa era muita paciência, muito amor, gratidão para com o nosso Deus; para que possamos ter lado a lado do nosso caminhar a presença viva de nosso Deus, nos conduzindo, nos orientando, para que estejamos na integridade e fidelidade ao Senhor Deus da Paz e das Misericórdias. Que Deus seja hoje e sempre louvado, adorado e agradecido por tantas maravilhas realizadas em nossas vida. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s