Ritual dos sacrifícios 

Êxodo 1,1-17

ConsagracaoOs holocaustos – 1 Javé Chamou Moisés, e da tenda da reunião lhe falou: 2 “Diga ao filhos de Israel: Quando alguém de vocês apresentar uma oferta a Javé, ofereça um animal grande ou pequeno. 3 Se for holocausto de animal grande, ofereça um macho sem defeito, e o leve à entrada da tenda da reunião, para que seja aceito por Javé. 4 Coloque a mão sobre a cabeça da vítima, e ela será aceita como expiação. 5 Em seguida, imole o bezerro diante de Javé. Os sacerdotes, filhos de Aarão, oferecerão o sangue e o  derramarão por todos os lados do altar que está na entrada da tenda da reunião. 6 Depois, esfole a vítima e a esquarteje. 7 Os sacerdotes, filhos de Aarão, acenderão o fogo sobre o altar e sobre o fogo empilharão a lenha. 8 Depois colocarão os pedaços de carne, com a cabeça e a gordura, em cima da lenha que está sobre o altar. 9 Lavarão as entranhas e as patas. E o sacerdote queimará tudo sobre o altar. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé. 10 Se for holocausto de animal pequeno, cordeiro ou cabrito, ofereça um macho sem defeito; 11 imole-o no lado norte do altar, diante de Javé. Os sacerdotes, filhos de Aarão, derramarão o sangue por todos os lados do altar. 12 O sacerdote o esquartejará, e colocará as partes, junto com a cabeça e a gordura, em cima da lenha que está sobre o altar. 13 Lavarão as entranhas e as patas. E o sacerdote queimará tudo sobre o altar. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé. 14 Se for holocausto de aves, a oferta será de uma rola ou de um pombinho. 15 O sacerdote a levará até o altar e, destroncando-lhe o pescoço, a queimará sobre o altar, depois de deixar seu sangue escorrer sobre a parede do altar. 16 Tirará o papo e as penas, atirando-os para o leste do altar, em cima da lenha que está sobre o fogo. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé.

Holocausto é um sacrifício no qual a vítima é queimada completamente e sobe ao céu em forma de fumaça. Trata-se de um gesto de homenagem, gratidão e súplica a Javé. A imolação é um talho que se faz no pescoço da vítima para retirar-lhe todo o sangue. A expressão “suave odor para Javé”mostra que Deus aceita o sacrifício. O sangue é a vida do animal e, no sacrifício, representa a vida da pessoa que o oferece.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãs e irmãs a partir do momento em que o povo se tornou livre o próprio Deus vai mostrando-os como ser gratos a Ele por tantos benefícios realizados. Era sacrifício de suave odor para Javé, a delicadeza de Deus é grande que em tudo Ele vai instruindo o seu povo do seu jeito; rituais que lhe agrada. Se observarmos naquele tempo ofertava a Deus, animais queimados, grandes ou pequenos. Hoje os Sacrifícios para nós é a Celebração da Santa Missa, se renova o sacrifício incruento de Jesus que morreu na Cruz para a salvação de todos. Ele mesmo disse “Fazei isto em memória de mim”. O próprio Filho de Deus foi Imolado, o verdadeiro holocausto vivo. Não precisamos mais sacrificar animais, o Sangue do Redentor foi realizado de maneira que a vítima Jesus completou na sua Paixão, Morte e Ressurreição a gloriosa Páscoa por todas as gerações que aceitarão Jesus Cristo o Filho de Deus. Amém! PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s