Não se aproveitar da miséria do irmão

Levítico 25,35-42

eloyalice1web_35 Se um irmão seu cai na miséria e não tem meios de se manter, você o sustentará para que viva com você como imigrante ou hospede. 36 Não cobre dele juros nem ágio. Tema a Deus. E que seu irmão viva com você. 37 Não empreste dinheiro para ele a juros, nem lhe cobre ágio sobre o alimento. 38 Eu sou Javé, o Deus de vocês, que os tirei do Egito para lhes dar a terra de Canaã e ser o Deus de vocês. 39 Se um irmão seu cai na miséria e se vende a você, não o faça trabalhar como escravo: 40 que ele viva com você como assalariado ou hóspede. Trabalhará com você até o ano do jubileu, 31 e então ele e seus filhos ficarão livres para voltar à própria família e recuperar a propriedade paterna. 42 Eles são meus servos, que eu tirei do Egito, e não podem ser vendidos como escravos. 43 Não o trate com dureza. Tema o seu Deus.

“A terra pertence unicamente a Javé, que a dá como herança para todo o povo: todos têm o direito de usufruir desse dom. Se alguém, por circunstancias diversas, for obrigado a vender sua propriedade, terá direito de resgatá-la. Essa lei impede a formação de latifúndios; conseqüentemente, evita o surgimento de desigualdades sociais. São verdadeiro manifesto contra a especulação imobiliária: todos têm o direito à casa própria e são protegidos por uma legislação que impede a ação arbitraria de despejos e extorsões. O levita tem direito permanente ao resgate, porque a casa própria é sua única propriedade”.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, aqui é maravilhoso ver o que é que Deus vem falar ao seu povo; quando um irmão ou irmã cair na miséria, ali se fala “se vende a você não o faça de escravo” o que é válido para nós também. Se a terra pertence a Deus, por que fazem dos irmãos escravos, coisa que ainda hoje acontece. Além de tudo pertencer a Deus, o homem procura fazer injustiça tirando o direito que o irmão tem de ter a sua casa própria. Se a casa era a única propriedade que o levita tinha, também tinha o direito permanente do resgate de sua casa. Hoje também, como na lei de Deus foi dado ao homem esse direito, por que tantos sem TERRA, sem TETO, e nem mesmo o direito ao ALIMENTO? Que nosso Deus livre o seu povo também hoje da escravidão e da miséria que assolapa os mais indigentes deixando-os sem terra e sem teto e até mesmo sem o alimento. Abençoa Senhor todos aqueles que vivem na indigência. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s