O Novo Líder

Números 27,15-23

 josue115_ Moisés falou a Javé: 16 “Então Javé, o Deus dos espíritos de todos os seres vivos, indique um chefe para a comunidade, 17 alguém que exerça a liderança, para que a comunidade de Javé não fique como rebanho sem pastor”. 18 Javé respondeu a Moisés: “Tome Josué, filho de Nun, homem de grandes qualidades, e imponha a mão sobre ele. 19 Depois apresente-o ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. Passe para Josué o cargo na presença deles, 20 e comunique a ele uma parte de sua própria autoridade, para que a comunidade de Israel obedeça a ele. 21 Então Josué  se apresentará ao sacerdote Eleazar, que consultará Javé por ele, tirando a sorte por meio dos urim. Toda a comunidade, tanto Josué como os filhos de Israel, agirá conforme o oráculo”. 22 Moisés fez  o que Javé havia mandado: tomou Josué e o apresentou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. 23 Eleazar impôs sobre ele as mãos e lhe transmitiu o cargo, conforme Javé dissera por meio de Moisés.

“Na transmissão do cargo de Moisés para Josué, notamos que o povo de Deus conta com líderes humanos, que devem estar submissos à vontade de Deus. Aqui, a vontade de Javé expressa através de sorteio feito com os urim. Eram, provavelmente, dois objetos de cor ou tamanho diferentes, que os sacerdotes carregavam no bolso. A extração de um ou de outro ao acaso era uma forma de sorteio, que podia responder às perguntas de modo positivo ou negativo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs as nossas reflexões nos trazem uma segurança, por causa dos cuidados de Deus que carrega ao colo de PAI todos aqueles que lhes são íntegros e fiéis. Podemos observar que toda a caminhada de Moisés, Deus o instruía na certeza da fidelidade do profeta. Vimos também que quando Moisés vem à desobediência, Deus escolhe Josué, homem de grandes qualidades para pastorear o rebanho; pois Deus quer contar com os humanos, que devem estar submissos à Sua vontade. Podemos perceber também hoje, aquelas pessoas que Deus os escolhe para conduzir o seu povo são homens verdadeiros e íntegros. Rezemos para que Deus suscite pessoas dignas de conduzir os rebanhos que Deus os confia, na caridade, no amor misericordioso e na integridade, assim veremos as grandes maravilhas de Deus se realizando no meio dos homens. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s