Javé caminha na frente do seu povo

Deuteronômio 1, 19-33

bebe no colo do pai[4]19 Partimos do Horeb e caminhamos através de todo aquele deserto grande e terrível, que vocês bem conhecem. Fomos em direção a serra dos amorreus, como Javé nosso Deus nos havia ordenado, e chegamos a Cades Barne. 20 Então eu lhes disse: “Vocês chegaram à serra dos amorreus, como Javé nosso Deus nos dará. 21 Veja! Javé é seu Deus entrega a você  esta terra: suba para possuí-la, como lhe falou Javé, Deus de seus antepassados. Não tenha medo nem se acovarde”. 22 Mas vocês vieram todos a mim e disseram: “Vamos mandar homens à nossa frente, para que explorem a região por nós e nos informem qual é o caminho que devemos subir e que cidade poderemos entrar”. 23 Gostei da proposta, de modo que tomei doze homens de vocês, um de cada tribo. 24 Eles partiram, subiram a serra, foram até o vale do Cacho e o exploraram. 25 Pegaram amostras de frutas da região e as trouxeram para nós, relatando o seguinte: “A terra que Javé nosso Deus nos vai dar é boa”.  26 Vocês, porém, não quiseram subir, e se revoltaram contra a ordem de Javé seu Deus. 27 Vocês começaram a murmurar em suas tendas: “Javé nos odeia. Ele nos fez sair do Egito para nos entregar na mão dos amorreus e nos exterminar. 28 Para onde vamos subir? Nossos irmãos nos desencorajaram dizendo: ‘É um povo numeroso e de estatura mais alta do que a nossa! As cidades são grandes e fortificadas até o céu! E ali nós vimos também descendentes dos enacim’”. 29 Eu lhes dizia: “Não fiquem aterrorizados nem tenham medo deles. 30 Javé é seu Deus irá na frente de vocês. Ele combaterá em favor de vocês, como já fez no Egito diante dos seus olhos. 31 No deserto, você viu também que Javé seu Deus o carregou, como homem carrega seu filho, durante todo o caminho  que vocês percorreram, até chegar a este lugar. 32 Apesar disso, ninguém de vocês confiava em Javé seu Deus. 33 Ele ia na frente de vocês, procurando um lugar para o acampamento; durante a noite, por meio do fogo, para que vocês pudessem enxergar o caminho, e na nuvem durante o dia.

“Moisés deixa claro que o projeto, em que o povo está envolvido, é o projeto de Deus e não há o que temer. Pela primeira vez na Bíblia, Javé é apresentado como pai, e Israel como seu filho: o povo de Deus é formado de irmãos, chamados a viver em fraternidade”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; Javé, nosso Deus ainda continua mandando fogo para iluminar o seu povo no acampamento durante a noite o fogo era a luz em seus caminhos; a saber, se o projeto é de Deus por que temer o humano? Deus era apresentado ao seu povo como um verdadeiro pai; não um pai chato, mas sim um pai que cuida e pensa em tudo. Então é muito claro se Ele é o pai, somos irmãos de caminhada, chamados a viver na verdadeira fraternidade de irmãos. Rezemos para que sejamos fieis em tudo a este Pai Amoroso, que cuida e pensa em todas as coisas. No amor misericordioso, na caridade, na delicadeza de coração procuremos ser bons mesmo quando este ou aquela não merecem; pois  a caridade suprema é “Orar pelos nossos inimigos”. Estender as mãos aqueles que sofrem no dia a dia. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s