Deus não pode ser representado

Deuteronômio 4, 9-20

0288c129a77347eb62ff94fa4bae06d00540552a_ 9 Apenas tenha cuidado! Preste muita atenção em sua vida para não se esquecer dos acontecimentos que seus olhos viram e que eles nunca se apartem de sua memória, nenhum dia da sua vida. Ensine-os a seus filhos e a seus netos. 10 No dia em que você estava diante de Javé seu Deus no Horeb, Javé me disse: “Reúna o povo junto ao mim, para que eu os faça ouvir minhas palavras e aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos”. 11 Vocês se aproximaram e ficaram ao pé da montanha. A montanha ardia em fogo até o céu, em meio a trevas e nuvens escuras. 12 Então Javé falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram o som das palavras, mas não viram nenhuma forma: ouvia-se apenas a voz. 13 Ele lhes comunicou então a sua Aliança, para que vocês a cumprissem: as Dez Palavras, que ele escreveu em duas tábuas de pedra. 14 Nessa mesma ocasião, Javé me ordenou que ensinasse a vocês estatutos e normas, que vocês deveriam cumprir na terra, para onde estão atravessando, a fim de tomarem posse. 15 Prestem atenção em si mesmos! Vocês não viram nenhuma forma no dia em que Javé lhes falou no Horeb, no meio do fogo. 16 Portanto, não se pervertam, fazendo para vocês imagem esculpida em forma de ídolo: imagem de homem ou de mulher, 17 imagem de animal terrestre, de pássaro que voa no céu, 18 de réptil que rasteja sobre a terra, ou imagem de peixe que vive nas águas que estão sob a terra. 19 Levantando os olhos para o céu vendo o sol, a lua as estrelas e todo o exército do céu, não se deixe seduzir para adorá-los e servi-los. São coisas que Javé seu Deus repartiu entre todos os povos que vivem debaixo do céu. 20 Quanto a vocês, porém, Javé os tomou e os tirou do Egito, daquela fornalha de ferro, para que seja o povo da sua herança, como hoje se vê.

“Israel deve lembrar-se permanente do acontecimento libertador, que fundou a sua existência como povo. No momento da Aliança, Israel não viu uma forma; apenas ouviu a voz que lhe comunicava o Decálogo com Constituição básica de uma vida social justa e digna. Israel, portanto, é um povo único: não deve adorar deuses dos opressores cananeus (imagens de homem e mulher) dos egípcios (imagens de animais) ou dos mesopotâmios (adoração dos astros). A originalidade de Israel é ter descoberto o único Deus vivo que age na história: ele leva o seu povo para a liberdade e a vida, dentro de uma relação social justa e fraterna. Esse Deus não pode ser aprisionado numa representação em sistemas de pensamento. Javé é maior do que qualquer teologia”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs o que foi dito por Deus ao seu povo valerá também para nós hoje Vejamos! “Reúna o povo junto a mim, para que eu os faça ouvir minhas palavras e aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos”. Deus é maior do que qualquer teologia. Como o povo de Israel foi conduzido e instruído por Deus também nós, como já vimos anteriormente, somos instruídos e conduzidos por este Deus de Misericórdia. Saibamos levar uma vida de gratidão a Deus; uma vida, vivida na integridade, no amor, na bondade, e na misericórdia; pois foi para isso que fomos criados a imagem e semelhança do nosso amado Deus. Ele quer nos levar para a liberdade e vida, para uma relação justa e fraterna, onde acolheremos os irmãos seja qual for o seu seguimento como irmãos filhos do mesmo Pai. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s