Invocar o Nome do Senhor

Deuteronômio 12,2-16
deuscriador (2)

2_Vocês destruirão completamente todos os lugares onde as nações, que vocês irão conquistar, serviam aos deuses delas, tanto sobre os altos montes como sobre as colinas e debaixo de qualquer árvore frondosa. 3 Destruam os altares delas, despedacem suas estelas, queimem seus postes sagrados e esmaguem os ídolos de seus deuses, fazendo assim que desapareça do lugar o nome deles . 4 Não os imitem ao prestar culto a Javé, o Deus de vocês. 5  Pelo contrário, vocês o buscarão somente no lugar que Javé seu Deus tiver escolhido  entre todas as tribos, para aí  colocar  o seu nome e aí faze-lo habitar. 6 Levem para esse lugar seus holocaustos e sacrifícios, dízimos e ofertas, sacrifícios votivos e sacrifícios espontâneos  os primogênitos das vacas e das ovelhas. 7 E neste lugar vocês  comerão, diante de Javé seu Deus, festejando com suas famílias por tudo o que vocês tiverem realizado e que foi abençoado por Javé seu Deus. 8 Não procedam como estamos procedendo aqui hoje: cada um fazendo o que bem entende, 9 pois até agora vocês ainda não entraram no lugar do repouso e na herança que Javé seu Deus vai dar a vocês. 10 Vocês atravessarão o Jordão e habitarão na terra que Javé seu Deus vai lhes dar como herança. Ele protegerá vocês de todos os inimigos vizinhos, para que vocês vivam tranqüilos. 11 No lugar que Javé seu Deus tiver escolhido para fazer habitar o seu nome, aí é que vocês levarão tudo o que eu lhes ordenei: holocaustos, sacrifícios, dízimos, donativos e todas as ofertas escolhidas que tiverem prometido como voto a Javé. 12 Vocês farão uma festa diante de Javé seu Deus com seus filhos e filhas, escravos e escravas, e com o levita que vive nas cidades de vocês, porque ele não tem parte nem herança com vocês. 13 Preste atenção a si mesmo: Não ofereça seus holocaustos em qualquer lugar que você vê, 14 pois é só no lugar que Javé tiver escolhido numa de suas tribos que você deverá oferecer seus holocaustos; é aí que deverá em prática tudo o que eu lhes ordeno. 15 Entretanto, quando você quiser, poderá imolar um animal e comer a carne dele em qualquer de suas cidades, conforme a benção que Javé lhe tiver dado. Poderá comer tanto o puro como o impuro, assim como se come a gazela e o cervo. 16 Mas você não poderá comer o sangue derrame-o no chão como água.

“Viver em Aliança com Javé implica reconhecer que Javé é Deus e o homem não é Deus (temor), e que relacionar-se exclusivamente com Javé exige uma nova relação com todas as criaturas (amor). Viver esse amor-temor significa reconhecer Javé como único Deus (servir) e obedecer a sua vontade (mandamentos do Código Deuteronômio). Não se trata de obediência formal: é necessária uma radical transformação da consciência, a fim de realizar a justiça de Javé, ou seja, comprometer-se com os pobres e marginalizados. A grandeza da Aliança consiste em ser aliado do Senhor do universo e da história, que quis unir-se aos pobres e oprimidos, para construir  a história da liberdade e da vida “.

REALIZAÇÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é maravilhoso, é fantástico perceber o grande carinho que Deus tem pelos seus filhos. É necessário reconhecermos o Senhor Javé, o verdadeiro Deus, o homem não é Deus. Ao homem convém reconhecer que o amor-temor significa reconhecer Javé como o único Deus, para poder servi-lo e amá-lo, obedecendo a sua própria vontade.  Precisamos ficar atentos a nós mesmos, e reconhecer que obedecer a vontade de Deus, não se trata de obediência formal e sim uma radical transformação da consciência, para realizar a justiça de Javé, ou seja, comprometer-se com os pobres e marginalizados. Que o nosso Deus seja em tudo louvado, glorificado amado e adorado em nossas ações de amor e misericórdia. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s