Javé, a herança dos levitas

Deuteronômio 18,1-8

levitesimages (42)

_1 Os sacerdotes levitas, a tribo inteira de Levi, não terão parte nem herança em Israel. Eles viverão da herança de Javé, comendo das oblações oferecidas a ele. 2 Essa tribo não terá parte na herança de seus irmãos. Javé é a herança dela, conforme ele próprio lhe falou. 3 São estes os direitos que os sacerdotes têm sobre o povo, sobre aqueles que oferecem um sacrifício: do boi ou da ovelha, serão dados ao sacerdote  o quarto dianteiro, as mandíbulas e o estômago. 4 E você, dê a ele os primeiros frutos do seu trigo, do seu vinho novo e do seu óleo, como também o primeiro produto da tosquia do seu rebanho. 5 Pois foi ele que Javé seu Deus escolheu dentre todas  as suas tribos, junto com seus filhos, para estar diante de Javé seu Deus, realizando o serviço divino e dando todos os dias a benção em nome de Javé. 6  Quando vier um levita de alguma das suas cidades, onde quer que ele more em todo o Israel, e com todo o desejo do coração vier para o lugar que Javé tiver escolhido, 7 poderá oficiar em nome de Javé seu Deus, da mesma forma que todos os seus irmãos que aí permanecem a serviço de Javé. 8 Ele poderá comer uma parte igual à que cabe, independente do produto da venda do patrimônio dele.

“Proveniente do êxodo, o grupo dos levitas trouxe para as tribos a fé em Javé, o Deus libertador, que fermentava uma nova sociedade. Esse grupo não recebeu território próprio, mas vivia espalhado entre as tribos. Havia dois tipos de levitas; um era mais ligado ao santuário e servia ao culto; outro, itinerante, cuidava de adaptar o Decálogo ás novas situações vividas pelo povo. Os levitas itinerantes se identificavam com o povo marginalizado, e foram os principais responsáveis pela catequese que deu origem ao livro do Deuteronômio. Mostrando que havia conflito entre os levitas do santuário e os itinerantes, a lei em questão provê igualdade de direito para ambos os grupos”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, nós vimos em alguns capítulos anteriores, que Deus disse que iria escolher outro povo para ele; o que nos parece que já aconteceu; mesmo acontecendo isto, veremos que mais uma vez este povo não quer se somar, mas se dividiram. Havia dois tipos de levitas; um era aquele que era mai ligado ao serviço do santuário e servia ao culto; o outro procurava adaptar o Decálogo isto é os Mandamentos, a Lei com as situações que o povo vivia. Os últimos identificavam-se com os marginalizados, sendo eles responsáveis pela catequese que deu origem ao livro do Deuteronômio, percebemos que embora dois grupos de levitas, procuravam fazer o bem; foi por isso que Deus disse aqueles que servem ao santuário, deveriam recebê-los. Quando buscamos sempre viver o amor misericordioso, a bondade Deus nos acolhe, agora sabemos o novo nome da bondade o “AMOR” se assim vivermos buscaremos sempre somarmos com os nossos irmãos sejam quais forem, na busca do amor MAIOR. Vamos somar as nossas forças, vamos juntos levar a boa noticia de Jesus Misericordioso, que é a Misericórdia Encarnada do Deus Vivo; levemos aos quatro cantos da Terra esta boa notícia: “O amor misericordioso transbordará em sua família. Creia”. Que o nosso Deus seja hoje e sempre louvado, glorificado adorado e amado dentro de seu lar em sua família. Assim Seja. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s