UM POVO ABENÇOADR POR JAVÉ

Deuteronômio 33,1-5 e 26-29

images (43)1 Esta é a benção que Moisés, homem de Deus, antes de morrer pronunciou sobre os israelitas: 2 Javé veio do Sinai, amanheceu para eles de Seir, resplandeceu do monte Farã. Veio a eles da assembléia de Cades, desde o sul até as encostas. 3 Na frente vai, o favorito dos povos, à sua direita seguem os guerreiros e com a esquerda ele dirige seus santos. Eles se prostram à sua passagem e marcham sob suas ordens. 4 Moisés  deu-nos uma lei, uma herança para a assembléia de Jacó. 5 Houve um rei em Jerusun, quando os chefes do povo se reuniram e, ao mesmo tempo, as tribos de Israel. 26 Ninguém é como o Deus de Jerusun ele cavalga o céu em seu auxílio e as nuvens, com sua majestade. 27 O Deus de outrora é o seu refúgio, aqui embaixo, ele é o braço eterno que expulsa o inimigo de sua frente, e vai dizendo: “Destrua!” 28 Israel repousa em segurança; a fonte de Jacó fica separada, numa terra de trigo e vinho, sob um céu que destila orvalho. 29 Feliz de você Israel! Quem é como você, povo salvo por Javé? Ele é o escudo que o protege e a espada que o conduz à vitória. Seus inimigos vão querer adular você, mas você lhes pisará nas costas.

“O texto é um dos hinos mais antigos da Bíblia. Na origem, era talvez um salmo dedicado às vitórias de Deus em benefício de Israel. O salmo foi dividido em partes, enfeixando uma série de ditos populares sobre cada tribo, provavelmente, é um testemunho histórico do que foi na realidade a aliança em Moabe: um pacto militar entre as tribos, unida na ideologia de Javé. Deus libertador, para invadir a área central de Canaã”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é verdade que não há ninguém como o nosso Deus. O Deus de Israel é como um escudo que protege o seu povo, Ele é a espada que conduz o seu povo à vitória. Se observarmos bem, veremos que todos os profetas, homens de Deus, foram conduzidos e protegidos, e que o nosso Deus é o mesmo Deus de Israel. Pela majestade de Deus, ele vai caminhando com o seu povo, rumo àquela terra e que vai preparando com amor gratuito aqueles que permanecerem na fidelidade, na integridade, na verdade ao Deus que liberta o seu povo no tempo por Ele determinado. Todos serão felizes se forem fieis ao Senhor Deus, repousará com segurança, numa terra de trigo e vinho, sob um céu que destila orvalho; Ele é o escudo que protegerá e a espada que conduzirá o seu povo à vitória. Rezemos a fim de podermos participar deste povo conduzido e protegido pelo Senhor Deus das misericórdias. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s