Conquista da Terra

Josué 1,-9

images (44)Condição para ter a terra_ 1 Depois da morte de Moisés, servo de Javé, Javé falou  a Josué, filho de Nun auxiliar  de Moisés: 2 “Meu servo Moisés morreu. Agora levante-se e atravesse o rio Jordão, com todo este povo, para a terra que eu vou lhes dar. 3 Todo  lugar que a planta dos pés de vocês pisar, eu o dei a vocês, conforme prometi a Moisés. 4 O território de vocês irá  desde o deserto até o Líbano, e desde o grande rio Eufrates até o mar Mediterrâneo, no ocidente. 5 Ninguém poderá resistir a você durante toda a sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei também com você; nunca  o abandonarei nem o deixarei desamparado. 6 Seja firme e corajoso, porque você fará esse povo herdar esta terra que jurei dar a seus antepassados. 7 Apenas seja firme e corajoso, para cumprir toda a Lei que meu servo Moisés lhes ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos. 8 Que o livro dessa Lei esteja sempre em seus lábios: medite nele dia e noite, para agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Desse modo,  você será bem-sucedido em seus empreendimentos e sempre terá sucesso. 9 Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto, não tenha medo e não acovarde, porque Javé seu Deus está com você aonde quer que você vá”.

“O livro de Josué relata o cumprimento da promessa: Deus vai dar a terra ao seu povo. Esse dom, porém, supõe firmeza e coragem, pois o povo terá que lutar para se apropriar da terra que Deus lhe deu. O dom implica também uma condição: que a terra seja o lugar onde se constrói uma sociedade fraterna e igualitária, conforme foi projetada no Deuteronômio. ‘Livro da Lei’”

REFLEXÕES:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, em outras palavras Deus promete por dentro das aspirações do homem, e realiza seu dom por dentro das conquistas do homem. Como dom de Deus o homem deveria estar sempre atento, numa atitude de escuta, no silêncio, pois quando o homem se cala ele pode ouvir a Deus, perceber o que é que Deus quer dele, e escutar livremente a voz de Deus que o fala. No versículo Deus fala a Josué: “Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso; não tenha medo e não acovarde, porque Javé seu Deus está com você onde quer que você vá.” Então irmãos e irmãs, peçamos hoje a Deus o dom da escuta, a fim de que, com amor e fidelidade permaneçamos  na escuta de Deus, para podermos estar sempre firmes, corajosos e sem medo; pois se Deus está conosco quem será contra nós? Assim não desviaremos jamais do mandato de Deus, e tudo o que fizermos faremos em sintonia com o Deus da paz e das misericórdias. Assim seja. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s