Espionagem e Aliança

Josué 2, 1-7;19-24

Rahab and the spies1 De Setim, Josué, filho de Num, mandou secretamente dois espiões para examinar a terra, especialmente Jericó. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raab, e aí se hospedaram. 2 Então informaram ao rei de Jericó: “Cuidado! Esta noite chegaram aqui uns israelitas para espionar a terra”. 3 Então o rei de Jericó mandou dizer a Raab: “Mande sair os homens que entraram em sua casa, porque eles vieram para espionar toda a terra”. 4 A mulher, porém, escondeu logo os dois homens, e respondeu: “De fato, esses homens vieram aqui, mas eu não sabia de onde vieram. 5 Quando  iam fechar a porta da cidade, à noite, eles foram embora, não sei para onde. Se vocês os seguirem logo, certamente os alcançarão”. 6 Ela, porém, tinha feito os dois espiões subirem ao terraço e os escondera entre feixes de linho que estava aí empilhados . 7 Os guardas saíram em busca deles pelo caminho que leva aos vaus do Jordão. E a porta da cidade foi fechada depois que eles saíram. 19 Quem sair para a rua será responsável pela própria morte, e não nós. E nós seremos responsáveis pela morte de quem estiver com você em sua casa, se alguém o tocar. 20 Contudo, se você nos denunciar, não responderemos, pelo juramento que você nos fez prestar. 21 Ela respondeu: “De acordo”. E o despediu. Eles foram embora, e ela amarrou o cordão vermelho na janela. 22 Eles foram para a montanha e aí ficaram três dias até que os perseguidores voltassem; por mais que estes procurassem não conseguiram encontrar os espiões. 23 Então os dois homens desceram da montanha, atravessaram o rio Jordão e foram até Josué, filho de Num, contando tudo o que havia acontecido com eles. 24 Disseram a Josué: “Realmente Javé está entregando esta terra em nossas mãos. Os habitantes estão tremendo diante de nós”.

A conquista começa com a estratégia da espionagem. Canaã é um conjunto de cidades-estado, onde a exploração econômica reduz muitas pessoas ao trabalho forçado ou à marginalização. Uma delas é Raab, forçada à prostituição; ela se torna o primeiro contato dos espiões. E a situação de conflito aparece na perseguição desencadeada pelo rei de Jericó. No centro do texto, está a aliança entre os que trazem a proposta de uma nova sociedade e os descontentes com o sistema social vigente. Essa aliança é feita em nome de Javé, integrando todo um grupo que era marginalizado pelo sistema.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; cada dia que passa a nossa reflexão se torna mais rica, é maravilhoso o que este texto nos mostra, a aliança entre os que trazem uma proposta de nova sociedade, essa aliança é realizada em nome de Javé, integrando assim todo um grupo que era marginalizado. Os espiões que foram enviados por Josué, deveriam observar o que estava acontecendo naquela terá; eles foram e entraram na casa de uma prostituta que os acolheu e os escondeu pois o rei havia mandado homens para pressioná-los; ela se torna o primeiro contato dos espiões, é uma situação de conflito que aparece  na perseguição desencadeada pelo rei de Jericó. Aqui aparecem dois grupos, um lado os que trazem uma proposta de uma nova sociedade, de outro lado os descontentes com o sistema social; mas tudo o que é realizado em nome de Deus, vai prosperar, vai ter sucesso, e libertação. Peçamos a Deus, rezemos a fim de que saibamos permanecer ao lado do Senhor que salva e que liberta desta vida opressora e escravizada, por pessoas que não tem Deus em seus corações, entendemos que sempre foi assim e será, até que aceitamos o amor misericordioso de Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s