Etapa Final da Libertação e Encontro com Javé

Josué 5, 10-15

arcanjomiguelac71 (1)10 Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mesmo mês à tarde, na planície de Jericó. 11 A partir do dia seguinte à Páscoa, comeram dos produtos da terra; no mesmo dia, comeram pão sem fermento e trigo tostado. 12 No dia seguinte, quando começaram a comer os produtos da terra, o maná parou de cair. Não houve mais maná para os israelitas e, nesse ano, eles comeram dos frutos da terra de Canaã. 13 Estando perto de Jericó, Josué levantou os olhos e viu em pé diante de si um homem com a espada desembainhada na mão. Josué se aproximou dele e perguntou: “És a nosso favor ou a favor dos nossos inimigos?” 14 Ele respondeu: “Eu sou chefe do exercito de Javé, e acabo de chegar”. Então Josué prostrou-se com o rosto por terra e o adorou. A seguir perguntou: “O que diz o meu Senhor a seu servo?” 15 O chefe do exercito de Javé respondeu: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é lugar sagrado”. E Josué assim o fez.

“Sobre a Páscoa e os pães sem fermento, com a entrada na terra, começa a etapa final do movimento da libertação, iniciado com a saída do Egito. A contraposição entre produtos da terra e maná marca o fim do período no deserto. A personagem com a espada desembainhada recorda o anjo exterminador. Foi o próprio Javé quem acompanhou o povo no deserto e que agora “acaba de chegar” para dirigir o exército de Israel na conquista da terra. Agora, a terra toda é sagrada, porque é propriedade de Javé, e vai ser entregue ao povo para que este aí realize o projeto de Javé.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, após uma longa história, após a morte de Moisés, com Josué na frente do povo de Deus, vem chegando o termino de um tempo de escravidão e opressão daquele povo que por 40 anos caminhou em direção desta terra a qual eles acabaram de chegar; e é muito interessante perceber que a promessa de Deus se concretiza, agora Josué entra nesta terra com o povo, celebra a Páscoa e depois se faz perceber que a partir de então o maná que caia do céu agora não mais cairá, e Deus alimentará este povo com os frutos desta terra que é a promessa. Quando o Anjo de Deus aparece, Josué se prostra com o rosto por terra reconhecendo que ali estava presente o próprio Deus; confirmando a conquista da terra da promessa. Toda a terra agora é sagrada, porque é propriedade do Senhor Deus, e vai ser entregue ao povo e aí se realizará o projeto de Deus. Somos todos convidados, a exemplo do povo israelita, ser fiéis neste caminhada rumo ao projeto que Deus tem para cada um de nós, hoje também vai se realizando através de toda a humanidade este projeto maravilhoso de Deus para com o seu povo. Durante toda a caminhada do povo de Deus, houve sim, pessoas de cabeça dura, pessoas que não queriam seguir o Deus de nossos pais; aqueles que adoraram ídolos de pedra foram muitos os desvios, mas que Deus nos faça fiéis ao seu PROJETO DE AMOR MISERICÓRDIOSO. Assim seja. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s