O Futuro Depende da Fidelidade a Javé

Josué,22,1-8

biblica1b_1 Então Josué convocou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés, 2 e lhes disse: “Vocês obedeceram a todas as ordens de Moisés, servo de Javé, e fizeram também tudo o que eu lhes ordenei. 3 Vocês não abandonaram seus irmãos durante todo esse tempo, até o dia de hoje. Vocês procuraram  obedecer aos mandamentos de Javé seu Deus. 4 Agora Javé seu Deus concedeu a seus irmãos o descanso prometido. Podem, portanto, voltar  para as tendas de vocês, para a terra que lhes pertence, a qual Moisés, servo de Javé, lhes deu na Transjordânia. 5 Entretanto, procurem colocar em prática o mandamento e a Lei que Moisés, servo de Javé lhes ordenou: Amem a Javé seu Deus. Andem em todos os seus caminhos. Guardem seus mandamentos. Apeguem-se a Javé e o sirvam com todo o coração e com toda a alma”. 6 E Josué, depois de abençoá-los, despediu-se deles. E eles foram para as suas tendas. 7 Moisés tinha dado terras em Basã à meia tribo de Manassés. Para a outra metade, Josué deu terras entre seus irmãos, ao oeste, na Cisjordânia. Josué também os despediu para suas tendas, abençoando-os: 8 “Voltem para suas tendas, cheios de riquezas, com muitos rebanhos, com prata e ouro, bronze e ferro, e muitas roupas. Repartam com seus irmãos os despojos seus inimigos”.

“Depois de participarem solidariamente na luta pela terra, as tribos transjordânicas voltam para o seu território. Doravante, o elo de união entre o povo será a fidelidade a Javé e ao seu projeto.”

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, aquela prática que Moisés havia ensinado ao povo de Deus, agora com Josué, ele cobra aqueles que permaneceram fieis rumo à terra prometida, que vivam na integridade da Lei e dos Mandamentos; andem agora em todos os seus caminhos, apegue-se a Javé seu Deus; e O sirvam com todo o seu coração. Agora todos voltaram para o seu território, onde viverá na obediência ao Senhor Deus. Também hoje, para nós se buscarmos em tudo viver na fé, na esperança, na fidelidade e integridade de filhos de Deus veremos que viveremos o elo de união que como aquele povo foi fiel ao projeto de Deus, nós faremos uma caminhada; e teremos todo o necessário para termos uma vida digna dos escolhidos para a solidariedade na luta pela terra, pela moradia, por um salário digno e o alimentos que esta terra prometida vem produzindo para um povo que luta. Que assim seja. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s