Que Jael seja bendita entre as mulheres

Juízes 5,24-31

sisera_jael_24 Que Jael seja bendita entre as mulheres, a mulher de Héber, o quenita; bendita seja entre as que habitam em tendas. 25 Ele pediu água, ela trouxe leite; na taça dos nobres serviu-lhe coalhada. 26 Com a esquerda ele pegou a estaca e com a direita um martelo de operário; golpeou Sísara, rachando-lhe a cabeça, e de um golpe atravessou-lhe as têmporas. 27 Ele se encurvou entre os pés dela e caiu deitado; encurvou-se entre os pés dela e caiu; encurvado, ali mesmo caiu, e ficou aniquilado. 28 A mãe de Sísara olha pela janela e se lamenta por trás da persiana: Por que o carro dele tarda a chegar? Por que a marcha de seus carros é tão lenta?”29 A mais sábia das donzelas lhe responde, e ela fica repetindo: 30 “Certamente encontraram despojos e agora estão repartindo: uma ou duas mulheres para cada ferreiro, e para Sísara panos coloridos e, um despojo colorido e bordado; e um despojo para o meu pescoço”. 31 Desse modo pereçam teus inimigos, o Javé, e teus amigos seja forte como o sol em seu fulgor.

“Para uma volta ao projeto de Javé é necessário romper com a religião de baal, que cimenta o sistema opressor da cidade-estado. A primeira coisa a fazer será voltar ao projeto do Deus libertador”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, Amados irmãos e irmãs, iniciaram-se aqui no livro dos Juízes a era em que aparecem as grandes mulheres na história do povo de Deus. Vimos que se abriram brechas impedindo provocando e comprometendo e dificultando que aquele povo cumprisse o projeto de Deus, aí surgiam os desvios nos caminhos rumo a terra prometida. Aquela que era bendita em meio ao seu povo serviu com presteza aos que necessitavam, mas também derrotou o inimigo. “Pediram água e ela o serviu leite, nas taças dos nobres serviu-lhe coalhada” Agora se percebe a rapidez com que ela agiu com a mão esquerda ela pegou a estaca com a direita um martelo de operário; e de um golpe atravessou as têmporas do inimigo. Que nós tenhamos a esperteza de Jael, quando o inimigo furioso vier na espreita e possamos vencer, pois a vitoria será do nosso Deus. Pois cada um recebe de Deus um dom próprio. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário