Deus Liberta através dos Marginalizados

Juízes, 11,1-11 e 21-24

jephthdau_ 1 Jefté, o galadita, era um guerreiro valente, filho de Galaad e de uma prostituta. 2 Galaad teve outros filhos com sua esposa legítima. E quando estes cresceram, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não pode participar da herança de nosso pai, porque você é filho de outra mulher”. 3 Jafté fugiu para longe de seus irmãos e se estabeleceu na terra de Tob. Aí reuniu uma turma de desocupados, que andavam com ele. 4 Algum tempo depois, os amonitas declararam guerra a Israel. 5 Quando os amonitas começaram a atacar Israel, os anciãos de Galaad foram procurar Jefté, na terra de Tob, 6 e lhe disseram: “Venha ser o nosso comandante na guerra contra os amonitas”. 7 Jafté, porém, respondeu: “Vocês me expulsaram da casa de meu pai. Por que vêm me procurar na hora do aperto?”  8 Os anciãos de Galaad disseram a Jefté: “Pois é. Agora vimos procurar você, para que você venha lutar conosco contra os amonitas. Você será o nosso chefe e também o de todos os habitantes de Galaad”. 9 Jefté respondeu aos anciãos: “Vocês querem que eu volte para lutar contra os amonitas? Pois bem! Se Javé os entregar na minha mão, então eu serei o chefe de vocês”. 10 Os anciãos de Galaad disseram a Jefté: “Que Javé nos castigue se não fizermos o que você está dizendo”. 11 Então Jefté foi com os anciãos de Galaad. O povo o nomeou chefe e comandante, e Jefté prestou juramento em Masfa, na presença de Javé. 21 Javé, Deus de Israel, entregou Seon e seu exército nas mãos de Israel, que os derrotou e tomou posse da terra dos amorreus, que habitavam nessa região. 22 Foi assim que Israel tomou posse da região dos amorreus, desde o Arnon até Jaboc, e desde o deserto até o Jordão. 23 Pois bem! Se Javé, Deus de Israel, expulsou os amorreus diante do seu povo Israel, será você agora quem nos vai expulsar? 24 Você possui tudo o que seu deus Camos lhe deu. E nós possuímos o que Javé nosso Deus tomou de seus possuidores.

“Muitas vezes, aqueles que são desprezados e marginalizados tornam-se, dentro do projeto de Deus, instrumentos de libertação. Uma estrutura de sociedade que marginaliza o povo em beneficio de uma classe dominante, acaba em situações criticas que só os marginalizados por essa mesma estrutura são capazes de resolver. O Novo Testamento mostrará que a nova construção se apóia justamente sobre a pedra rejeitada”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, Como vimos, os filhos de Galaad, expulsou o irmão Jefté, por ter sido filho do seu pai com uma prostituta; depois quando perceberam que haveria guerra em sua terra, convidaram Jefté para vir lutar a favor deles, sendo o seu chefe comandante; na guerra contra os amonitas. Jefté prestou juramento em Masfa, na presença de Deus; aí é que vimos àqueles que são rejeitados são os escolhidos, aqueles que são desprezados e marginalizados tornam-se dentro do Projeto de Deus instrumento de libertação. Por que então, muitas vezes em que nos encontramos nesta situação crítica, acabamos nos revoltando com aqueles que são maléficos, que nos atacam e até mesmo nos perseguem, por causa do bem que fazemos aos que sofrem. Que Deus nos dê a graça da perseverança no bem. Todos aqueles que perseveram no bem; buscam sempre a integridade com seu Deus, no bem, na fé e na fidelidade. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s