Nascimento de um Herói

Juízes 13, 1-16 e 21

get_1 Os israelitas tornaram a fazer o que Javé reprova. E Javé os entregou aos filisteus durante quarenta anos. 2 Havia um homem de Saraá, do clã de Dã, que se chamava  Manué. Sua mulher era estéril e não tinha filhos. 3 O anjo de Javé apareceu à mulher e lhe disse: “Você é estéril  e não tem filho. 4 Tome cuidado: não beba vinho, nem qualquer outra bebida alcoólica, e não coma nada que seja impuro, 5  porque você ficará grávida e dará a luz um filho. A navalha não será passada sobre a cabeça  do menino, porque desde o seio da mãe ele  será consagrado a Deus. É ele quem começará a salvar Israel do poder dos filisteus”. 6 A mulher foi falar assim ao marido: “Um homem de Deus veio me visitar. Pela sua aparência majestosa, parecia um anjo de Deus. Eu não perguntei de onde veio, nem ele me disse o seu nome. 7 Ele só me falou o seguinte: ‘Você ficará grávida  e dará a luz um filho; tome cuidado para não beber vinho, nem qualquer outra bebida alcoólica, e não coma nada que seja impuro, porque o menino será consagrado a Deus, desde o seio de sua mãe até o dia de sua morte’”. 8 Então Manué rezou a Javé: “Eu te peço, Senhor: que o homem de Deus  que enviates, volte e nos diga o que devemos fazer com o menino, quando ele nascer”. 9 Deus ouviu a oração  de Manué, e o anjo de Deus apareceu outra vez à mulher, quando ela estava no campo. Seu marido Manué não estava com ela. 10 A mulher foi correndo avisar o marido: “O homem que me visitou outro dia voltou”. Manué seguiu a mulher e foi perguntar ao homem: “Foi você que falou com esta mulher?” Ele respondeu: “Sim. Fui eu mesmo”.  12 Manué disse: “Quando se realizar a sua palavra, como será o comportamento do menino? O que é que ele deve fazer?” 13 O anjo de Javé respondeu a Manué: “A mulher não poderá  fazer nada daquilo que lhe foi proibido: 14 não colocará na boca vinho nem bebida alcoólica e não comerá nenhuma coisa impura. Ela deve observar tudo o que eu mandei”. 15 Manué disse ao anjo de Javé: “Fique conosco, que vamos preparar um cabrito para você”. 16 O anjo de Javé respondeu a Manué: “Mesmo que eu fique, não provarei a sua comida. Mas se você quiser prepare um holocausto e ofereça a Javé”. Manué não tinha percebido  que esse homem era o anjo de Javé. 21 O anjo de Javé não apareceu mais, nem para Manué  nem para a sua mulher . Então Manué entendeu que era o anjo de Javé.

“Os filisteus eram um grupo provindo do Mediterrâneo e que se fixou na costa sul de Canaã, por volta de 1.200 a.C. Rapidamente se tornaram perigosos para a sobrevivência do sistema das tribos. A história de Sansão, a mais longa no livro dos Juízes salienta de início que Sansão é um instrumento escolhido por Javé para libertar o povo ameaçado pelos filisteus. O resto da história deixa bem claro que Deus é livre para escolher os seus instrumentos, e não se restringe a escolher aqueles que os homens julgam moralmente perfeitos, nem realiza a sua ação através dos meios que nós consideramos os mais apropriados.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é tão digno o que percebemos na ação divina de Deus; como? Ele escolhe quem ele quer para a realização do seu Plano de Amor. Uma mulher estéril, Deus lhe dará uma grande graça e alegria, ela poderá gerar, agora com o amor especial do nosso Deus. Vimos isto no Antigo Testamento, agora nos nossos dias acontece ainda o mesmo, só que com uma diferença irracional, enquanto umas gostariam de ser mãe, outras estão jogando os seus filhinhos, nos lixos, nos rios; realmente é algo irracional para a inteligência humana. Nem os animais fazem tais coisas. Deus é livre de fazer o que ele quer, onde quer e como quer e nem realiza a sua ação através dos meios que nós consideramos os mais apropriados. Que o Deus da PAZ nos dê a graça de sermos merecedores, pois Jesus Cristo o Filho de Deus no alto da cruz já fez tudo pelos nossos merecimentos. Então nos basta a fidelidade, a fé e a perceverança. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s