Em Busca da Sobrevivência

Rute 1, 1- 17

naomi1Biblical Scene.  Original artwork for illustration in Look and Learn or The Bible Story (issue yet to be identified).  Lent for scanning by The Gallery of Illustration.

1 No tempo em que os juízes governavam, houve um período de fome no país. Por isso um homem de Belém de Judá emigrou para os Campos de Moab, com a mulher e seus dois filhos. 2  O homem se chamava Elimelec, a mulher Noemi, e os dois filhos Maalon e Quelion. Eram do Vale de Efrata, de Belém de Judá. Chegaram aos campos de Moab e aí ficaram morando. 3 Elimelec, marido de Noemi, morreu. E ela ficou só com seus filhos. 4 Estes se casaram com moças moabitas; um se casou com Orfa e o outro com Rute. E aí ficaram por uns dez anos. 5 Maalon e Quelion morreram. Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido. 6 Noemi resolveu voltar dos Campos de Moab, junto com as duas noras, pois ficou sabendo que Javé tinha abençoado seu povo, dando-lhe pão. 7 Ela com as noras saiu do lugar onde tinha morado e se pôs a caminho para voltar à terra de Judá. 8 No caminho, Noemi perguntou às noras: “Por que vocês não voltam para a casa de sua Mãe? Que Javé trate vocês com a mesma bondade que vocês tiveram com meus filhos e comigo. 9 Javé faça cada uma de vocês encontrar marido e viver feliz”, Noemi beijou as noras e elas começaram  a chorar alto, dizendo: 10 “De jeito nenhum! Nós vamos com você para o seu povo”. 11 Noemi insistiu: Voltem minhas filhas. Por que vocês querem ir comigo? Vão ficar esperando que eu tenha mais filhos para se casar com eles? 12 Voltem minhas filhas, porque eu estou velha demais para me casar outra vez. Mesmo que eu tivesse esperança, me casasse esta noite, e tivesse filhos, 13 será que vocês deixariam de casar, esperando os meninos crescer? Não, minhas filhas! Minha sorte é mais amarga que a sorte de vocês, porque a mão de Javé está contra mim. 14 Elas começaram de novo a chorar. Depois Orfa se despediu da sogra e voltou para seu povo. Rute, porém, ficou com Noemi. 15 Então Noemi lhe disse: “Veja: sua cunhada voltou para seu povo e seu deus. Volte você também com ela”. 16 Rute respondeu: “Não insista comigo. Não vou voltar, nem vou deixar você. Aonde você for eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus. 17 Onde você morrer eu morrerei e serei sepultada. Somente a morte nos poderá separar. Se eu fizer o contrario, que Javé me castigue!”

O livro de Rute se abre com o drama dos pobres: forçado pela carestia e fome, o povo tem que deixar a própria terra e emigrar para outros lugares, buscando maneiras de sobreviver. Mas o drama continua: a família é atingida pela desgraça e só restam três mulheres indefesas. No auge da desgraça e desiludido da terra para onde migrou, o povo pobre decide voltar para a terra natal e aí lutar pela sobrevivência. Isto é um verdadeiro ato de fé, porque nada lhe dá certeza ou garantia de êxito. Quem está disposto a se solidarizar com tal povo? A atitude de Rute é o comportamento de todos aqueles que estão dispostos a deixar suas seguranças para se comprometer com o povo pobre, que nada mais tem, a não ser esperança que nasce da fé. O Deus do êxodo vai se aliar com os pobres e oprimidos, para lhes dar liberdade e vida.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, mais uma vez deparamos com histórias de mulheres, agora, mulheres frágeis e indefesas, porém, veremos que o testemunho deixado por Rute, corre de geração em geração e não vimos outro igual. Uma jovem bela que deixa até mesmo um futuro lidíssimo pela frente para acompanhar, uma idosa viúva. Entre as três, a mais frágil e indefesa seria a Noemi, porém o coração da jovem Rute era cheio do amor misericordioso de Deus, por isso ela caminha junto com Noemi, e assume viver como a própria sogra. Um testemunho desse só se realiza movido por uma fé profunda e uma verdadeira esperança na providência que Deus poderia tomar a seu respeito e da sogra. Que o Senhor Deus nos dê a graça de vivermos somente pelo amor por aqueles que são indefesos e pobres. Só o amor vencerá. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

