A esperança traz a Vida e o começo de uma nova História

Rute 4,13-22

rut,t_ 13 Booz se casou com Rute. E ela se tornou sua esposa. Javé deu a Rute a graça de engravidar, e ela deu à luz um filho. 14 As mulheres diziam a Noemi, Javé seja bendito! Ele não deixou que hoje faltasse para você um resgatador. O nome dele se tornará famoso em Israel. 15 Ele será para você um consolador e um apoio na velhice, pois quem o gerou é sua nora. Ela ama você, e é melhor para você do que sete filhos. 16 Noemi pegou o menino, o pôs no colo e foi para ele uma verdadeira mãe de criação. 17 As vizinhas deram um nome do menino, dizendo: “Nasceu um filho para Noemi”. E lhe deram o nome de Obed. Obed foi o pai de Jessé. E Jessé foi o pai de Davi. _ 18 Esta é a descendência de Farés: Farés foi o pai de Hesron. 19 Hesron foi o pai de Ram. Ram foi o pai de Aminadab. 20 Aminadab foi o pai de Naasson. Naasson foi o pai de Salmon. Salmon foi o pai de Booz. Booz foi o pai de Obed. Obed foi o pai de Jessé. Jessé foi o pai de Davi.

“Com o nascimento do menino, a situação dos pobres é resgatada e renascem as esperanças do povo. Obed significa Servo. Colocando-o como antepassado do rei Davi, o livro de Rute espelha a esperança dos pobres: ter um rei a serviço da justiça, que leve o povo para a liberdade e a vida. O Evangelho conservará o nome de Rute como antepassada de Jesus (Mt 1,5). Desse modo, a historia de Rute deixa bem claro que é através da solidariedade na resistência  e na luta, que os pobres constroem a história e o mundo novo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é maravilhoso ver na história de Rute, a donzela linda e humilde, ao colocar-se do lado de uma indefesa, de uma viúva, ao colocar-se totalmente e sem reservas a serviço, como companheira de sua sogra, Deus olha e vê de bons olhos a atitude desta jovem misericordiosa, porém aquilo que para ela e Noemi não teria nenhuma alternativa se tornou a final uma mulher que como estrangeira foi antepassada de Davi; e mais tarde no Evangelho conservará o nome de Rute como antepassada de Jesus (Mt 1,5). E vimos que através dela há solidariedade, fidelidade, luta, persistência, sabemos bem que os pobres constroem a história e um mundo novo. Peçamos irmãos e irmãs este coração nobre e digno que aquela jovem possuía, fazendo assim acontecer em nossas vidas e dos que sofrem uma corrente de amor misericordioso, para fazer florescer a alegria e a dignidade nos corações sofredores. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s