Deus exige respeito

I Samuel 6,1-12 e 19-21

img_309372_9374709_31 arca de Javé ficou sete meses na terra dos filisteus. 2 Por fim, eles chamaram os sacerdotes e os adivinhos e os consultaram: “O que devemos fazer com a arca de Javé? Digam para nós como podemos devolvê-la a seu lugar”. 3 Eles responderam: “Se vocês querem devolver a arca do Deus de Israel, não a mandem sem nada, mas paguem um indenização. Desse modo, vocês recuperarão a saúde e saberão por que Deus os castigou tanto”. 4 O povo perguntou: “Que indenização devemos pagar?” Eles responderam: “Cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro, em nome de cada príncipe dos filisteus, porque eles sofreram a mesma praga que vocês. 5 Façam imagens de seus tumores e dos ratos que devastam o território, e as ofereçam como homenagem ao Deus de Israel. Talvez o peso de sua mão se afaste de vocês, do seu país e do seu deus. 6 Não fiquem de coração endurecido como os egípcios e o Faraó. Depois que Deus os tratou tão mal, eles acabaram deixando os israelitas partir. 7 Peguem e preparem uma carroça nova e duas vacas com crias e que ainda não tenham usado canga; atrelem as vacas à carroça. Quanto aos objetos de ouro que servem para pagar a indenização, os coloquem num cofre, ao lado da arca, e deixem que ela vá embora. 9 Fiquem observando: Se ela tomar o caminho do seu próprio território, indo para Bet-Sames, foi Deus quem fez esse grande mal para nós; se não seguir esse caminho, saberemos que não foi a mão dele que nos atingiu, mas foi apenas um acaso”. 10 Eles assim fizeram. Pegaram duas vacas com crias e as atrelaram à carroça, deixando os bezerros no curral. 11 Colocaram a arca de Javé na carroça e também o cofre com os ratos de ouro e as imagens dos tumores. 12 As vacas foram logo pelo caminho de Bet-Sames. Iam mugindo, sem se desviar para a direita ou para a esquerda. Os príncipes dos filisteus as acompanharam até a fronteira de Bet-Sames. 19 Quando vira a arca de Javé os filhos de Jeconias não fizeram festa como os outros. Por isso é que Javé castigou setenta homens deles. O povo ficou de luto, por que Javé os tinha ferido com grande castigo. 20 E os habitantes de Bet-Sames disseram: “Quem poderá ficar na presença de Javé, o Deus santo? Para onde podermos mandar a arca, para nos livrarmos dela?” 21 Mandaram então esta mensagem aos habitantes de Cariat-Iarim: “Os filisteus devolveram a arca de Javé. Venham buscá-la”.

A volta da arca lembra a saída de Israel do Egito. O fato de as vacas não voltarem para seus bezerros mostra que foi Javé quem castigou os filisteus. Sugerem que, embora próximo e íntimo do povo, Javé deve, ao mesmo tempo, ser temido e respeitado”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, após a arca ficar com o povo filisteu, por sete meses, assustados vão buscar ajuda para saberem o que fazer com a arca de Deus; pois agora são eles que estão sofrendo como se fossem às pragas do Faraó. Querem devolver, como, o que fazer? Sabemos muito bem que com as coisas sagradas de Deus não se brinca nem se faz falta de respeito. Aqui foi colocado vacas com cria nova para ver se elas iriam tomar o caminho de volta, ou iria procurar as suas crias; para a compreensão daquele povo se elas fossem direto pelo caminho que deveria ser levada a arca, seria por que Deus castigou os filisteus, e assim aconteceu. Quando Deus fala até os animais, os astros, a natureza, tudo obedece as suas ordens. Não precisamos que ninguém venha a nos sugerir a importância de sermos respeitosos e sermos tementes ao Senhor Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Peçamos a graça da perseverança e da fidelidade no respeito e no temor ao Senhor Deus, assim veremos as grandes maravilhas acontecerem em nossas vidas. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s