Autoridade voltada para o povo

 I Samuel 7,2-17

images (46)2 Desde que a arca foi colocada em Cariat-Iarim, passou-se longo tempo: cerca de vinte anos. Todo o povo de Israel começou a lamentar diante de Javé. 3 Então Samuel falou a todos os israelitas: “Se vocês querem se converter de todo o coração para Javé, tirem do meio de vocês todos os deuses e deusas dos estrangeiros. Devotem-se inteiramente a Javé e sirvam somente a ele. Assim ele vai livrar vocês do poder filisteu”. 4 Então os israelitas se livraram das imagens dos deuses e deusas dos estrangeiros, e começaram a servir somente a Javé. 5 Samuel ordenou: “Reúnam todo o Israel em Masfa, e eu rezarei a Javé por vocês”. 6 Eles se reuniram em Masfa, tiraram água, e a derramaram diante de Javé. Nesse dia, fizeram Jejum e confessaram: “Pecamos contra Javé”. E Samuel julgou os israelitas em Masfa. 7 Os filisteus ficaram sabendo que os israelitas haviam se reunido em Masfa. Então os príncipes dos filisteus subiram contra Israel. Ao ouvir isso, os israelitas ficaram com medo dos filisteus, 8 e disseram a Samuel: “NÃO CALE A NOSSA CAUSA. Grite  por nós a Javé, nosso Deus, para que ele nos liberte do poder filisteu”. 9 Samuel pegou um cordeirinho que ainda mamava e o ofereceu em holocausto. Depois gritou a Javé em favor de Israel, e Javé o escutou. 10 Enquanto Samuel estava oferecendo o holocausto, os filisteus atacaram Israel. Nesse dia, porém, Javé mandou contra os filisteus uma grande tempestade, que os espalhou, e Israel os derrotou. 11 Os israelitas saíram de Masfa, perseguiram os filisteus e os foram derrotando até Bet-Car. 12 Então Samuel pegou uma pedra e a colocou entre Masfa e Sem; deu-lhe o nome de Ebenezer, explicando: “Javé nos socorreu até aqui”. 13 Os filisteus foram dominados e nunca mais invadiram o território de Israel, porque a mão de Javé pesou sobre eles enquanto Samuel viveu. 14 Israel reconquistou as cidades que os filisteus tinham tomado. Desse modo, tais cidades, junto com seus territórios, voltaram ao poder de Israel, desde Acaron até Gat. E houve paz entre Isael e o amorreus. 15 Até a sua morte, Samuel foi juiz em Israel. 16 Todos os anos ele visitava Betel, Guilgal e Masfa, e julgava Israel em todos esses lugares. 17 Depois voltava a Ramá, onde ficava sua residência e onde exercia suas funções de juiz sobre Israel. Foi aí que construiu um altar para Javé.

“Termina o tempo dos juízes e, praticamente, encerra-se também o período em que Israel procurou organizar-se no sistema de tribos. A figura de Samuel é apresentada como o ideal de uma autoridade voltada para a libertação do povo. O autor certamente pretendeu fazer uma crítica antecipada do sistema monárquico, que vai começar logo a seguir.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, Samuel como o mediador e libertador, ele que era juiz, agora percebe que os israelitas estavam embebidos de deuses e deusas estrangeiros, também sofrendo pelos filisteus e desde que a Arca voltara, porém, eles por vinte anos, começam as lamentações. Samuel então se levantou, e falou a todos os israelitas: “Se vocês querem se converter de todo o coração para Javé tire do meio de vocês os deuses e deusas estrangeiros. Devote-se inteiramente a Javé e sirvam somente a ele. Assim ele vai livrar vocês do poder filisteu”. Os israelitas fizeram tudo o que ordenara Samuel; fizeram jejum e confessaram “Pecamos contra Javé” reconhecendo seus pecados, Samuel interveio em favor dos israelitas, Deus o ouviu, mandando contra os filisteus uma grande tempestade e os dispersando todos, foi então que os israelitas venceram seus inimigos em nome de Javé. Peçamos irmãos e irmãs a graça de Deus a fim de que também nós, mesmo sabendo que somos pecadores, que Ele venha em nosso socorro, certos de que devemos renunciar todos os deuses e deusas que carregamos, deixando  o Deus da paz, bem distante de nós. E que haja um limite entre nós e nossos inimigos, desde que sejamos fideldignos a este Deus da paz e das misericórdias. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s