Como se livrar da dependência

I Samuel  13,16- 23

atos16 Saul e seu filho Jônatas com suas tropas se fixaram em Gaba de Benjamim; os filisteus estavam acampados em Macmas. 17 Do acampamento filisteu, um comando de ataque saiu dividido em três grupos; um tomou a direção de Efra, no território de Saul, 18 outro se dirigiu para Bet-Horon, e o terceiro foi para a elevação que domina o vale das Hienas, no caminho do deserto. 19 No território de Israel, nesse tempo, não havia ferreiros, porque os filisteus haviam decidido que os hebreus não fabricariam espadas ou lanças. 20 Por esse motivo todos os israelitas tinham que ir até os filisteus para amolar o arado, o machado, os filisteus cobravam oito gramas de prata, e quatro gramas, para amolar as enxadas e endireitar os ferrões. 22 E assim, aconteceu que, na hora da batalha, em toda a tropa de Saul e Jonatas não havia nem espada nem lança, a não ser as de Saul e de seu filho Jonatas. 23 Uma guarnição de filisteus partiu para o passo de Macmas.

Num momento difícil, o rei Saul é posto à prova. Com medo de perder o povo, ele ultrapassa suas funções, usurpando uma que era própria de Samuel; com isso, desobedece àquele que intercedia pelo povo diante de Javé. O grande perigo de um poder político é ultrapassar suas funções e se absolutizar, pretendendo dar a última palavra sobre a vida e o destino do povo. A função da política é servir ao bem de todo o povo; ela se corrompe quando acumula poderes para oprimi o povor e servir apenas a uma classe privilegiada”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, parece que as guerras, as batalhas e as brigas faziam parte daquele povo. Só se vê conflitos, o povo não dá tréguas, termina uma começa outra e ali tem sempre alguém que é colocado a prova, geralmente é o profeta, que vai a frente; a rebeldia é demais, a desobediência é constante, é um povo sempre insatisfeito, nunca contente com nada. É por isso que o povo sempre ficava distante de Deus ou do profeta que falava e intercedia diante de Deus pelo seu povo.  Vimos que da parte de Saul e seu filho Jonatas e em toda a sua tropa não havia o necessário, nem espada e nem lança; isto sim é prova para o profeta. O que fazer nesta hora? Também esta realidade poderá acontecer conosco, nesta hora será suficiente a FÉ e a ESPERANÇA em Deus, Ele tem o controle em suas mãos. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s