A tentação de se justificar ideologicamente

1 Samuel 15,1-15- 32- 35

a-presunc3a7c3a3o-de-saul _1 Samuel disse a Saul: “Javé me enviou para ungir você como rei sobre o povo de Israel. Agora, pois, escute as palavras de Javé. 2 Assim disse Javé dos exércitos: Vou pedir contas a Amelec  pelo que ele fez contra Israel, cortando-lhe o caminho, quando Israel subia do Egito. 3 Agora, vá, ataque, e condene ao extermínio tudo o que pertence a Amelec. Não tenha piedade: mate homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” 4 Saul convocou a tropa e a revistou em Telém: eram duzentos mil na infantaria e dez mil homens de Judá. 5 Saul avançou até a cidade de Amelec e armou emboscada no vale. 6 Mandou esta mensagem aos quenitas. “Fujam e se afastem dos amalecitas, para não serem destruídos com eles, porque vocês foram amáveis com os israelitas, quando subiam ao Egito”. Então os quenitas se afastaram dos amalecitas. 7 Saul derrotou os amalecitas desde Hévila até Sur, que fica na fronteira do Egito. 8 Capturou vivo Agag, rei dos amalecitas, e passou a fio de espada todo o povo, para cumprir a lei do extermínio. 9 Contudo, Saul e sua tropa pouparam Agag e o que havia de melhor em ovelhas e vacas, o gado mais gordo e os cordeiros. Não incluíram no extermínio o que havia de melhor; exterminaram apenas o que não valia nada. 10 Javé dirigiu a palavra a Samuel, dizendo: 11 ”Estou arrependido de ter feito Saul rei, porque ele se afastou de mim e não executou as minhas ordens”. Então Samuel ficou triste e suplicou a Javé a noite inteira. 12 De manhã, Samuel madrugou e foi ao encontro de Saul. Informaram a Samuel que Saul tinha ido a Carmel para aí construir um monumento para si, e que depois tinha ido para Guilgal. 13 Samuel se apresentou a Saul, que lhe disse: “Que Javé abençoe você. Eu cumpri a ordem de Javé”. 14 Samuel, porém, disse a Saul: “E o que são esses balidos e mugidos que estou ouvindo?” 15 Saul respondeu: “Nós os trouxemos de Amalec. A tropa deixou com vida as melhores ovelhas e vacas para oferecer em sacrifício a Javé seu Deus. Quanto ao resto, exterminamos tudo”. 32 Depois Samuel disse: “Tragam-me Agag, o rei dos amalecitas”. Agag se aproximou tremendo, e disse: “É a hora amarga da morte!” 33 Samuel lhe disse: “Assim como sua espada deixou muitas mães sem filhos, também sua mãe ficará entre elas sem o seu filho”. E Samuel degolou Agag diante de Javé, em Guilgal. 34 Depois Samuel voltou para Ramá. E Saul foi para sua casa, em Gabaá de Saul. 35 Enquanto viveu Samuel nunca mais viu Saul. Contudo, Samuel chorava por Saul, porque Javé se havia arrependido de ter feito Saul rei de Israel.

Saul desobedece à ordem de executar o extermínio total, o ponto mais importante de uma guerra santa. Esse extermínio visava impedir a contaminação religiosa, cultural e política, e o desencadear de guerras que visassem unicamente acumular riquezas. A resposta de Samuel deixa bem claro “obedecer a Javé vale mais do que oferecer sacrifícios”, isto é, a verdadeira fé se manifesta na execução integral do projeto de Deus e não em atos religiosos que o possam comprometer. Por trás da justificativa de Saul, o verdadeiro motivo da desobediência era talvez a ambição de acumular riquezas”.

REFLEXÃO:    

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é verídico que o que mais desagrada a Deus é a desobediência de seus filhos; de outro lado nós sabemos que o que leva uma pessoa a desobedecer a Deus, é a ganância, o poder, a ambição, o querer ter sempre mais, até ao supérfluo é o que leva qualquer pessoa a afastar-se e a desobedecer a Deus. Quem tem uma verdadeira fé, busca em tudo a fidelidade de cumprir sempre a santa vontade do Senhor Deus. E todos aqueles que buscam esta fidelidade, verá que não lhe faltará nada, pois a providência santíssima providenciará tudo o que for necessário. Que o Senhor Deus nos dê a graça da fidelidade e da perseverança. E que Deus seja louvado. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s