Davi serve e domina Saul

1ª Samuel 16,14-23

Davi-tocao-harpa perante-Saul-by- William-Brassey-Hole_Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede_14 O espírito de Javé afastou-se de Saul, e ele começou a ficar agitado por um espírito mau, enviado por Javé. 15 Então os servos de Saul lhe disseram: “Você está sendo agitado por um espírito mau enviado por Deus. 16 Dê uma ordem, e nós, seus servos, vamos procurar alguém que saiba tocar harpa; desse modo, quando o espírito mau enviado por Deus o atormentar tocará para você, e você se sentirá melhor”. 17 Então Saul ordenou: “Procurem alguém que saiba tocar bem e o tragam para mim”. 18 Um dos servos disse: “Conheço um filho do belemita Jessé. Ele sabe tocar e é valente guerreiro. Além disso, fala bem, é de boa aparência e Javé está com ele”. 19 Então Saul enviou mensageiros a Jessé com esta ordem: “Mande-me o seu filho Davi, que está com o rebanho”. 20 Jessé pegou cinco pães, uma vasilha com vinho e um cabrito, e mandou seu filho Davi levar tudo a Saul. 21 Davi chegou ao palácio e se apresentou a Saul; o rei ficou muito bem impressionado com ele, e o tornou seu escudeiro. 22 E Saul mandou dizer a Jessé: “Davi ficará a meu serviço, porque eu gosto dele”. 23 Todas as vezes que o espírito de Deus atacava Saul, Davi pegava a harpa e tocava. Então Saul se acalmava, sentia-se melhor, e o espírito mau o deixava.

Cumpre-se o que Samuel havia anunciado em (1ª Sm 15,28) ‘Javé arranca hoje de você o reinado sobre Israel e o entrega a outro mais digno do que você. O esplendor de Israel não mente, nem se arrepende, porque não é homem para se arrepender;’ rejeitado por Deus e abandonado pelo profeta, Saul cai em crises maníaco-depressivas. O serviço de Davi como músico da corte é uma das versões sobre o inicio de sua relação com Saul. Davi exerce poder sobre Saul através da música porque ‘Javé está com ele’”.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, sejamos fiéis na nossa reflexão de cada dia, ela nos leva ao entendimento maravilhoso das coisas que vem da vontade de Deus. Por mais que não entendemos tudo, por mais que não conhecemos bem os Mandamentos, a Doutrina Cristã, as maravilhas que a Igreja nos ensina, se buscarmos cada vez mais pedir a graça do entendimento, da sabedoria, a luz do Espírito Santo, aos poucos entenderemos bem. Davi ainda jovem não titubeou em servir o rei Saul, embora fosse um homem desobediente a Deus. Saul que chegou a perder a presença do espírito de Deus por não cumprir a Sua santa vontade. Da nossa parte deveríamos ter medo da mentira, da covardia em desobedecer a Deus, para fazer o próprio capricho; isto sim que deveríamos temer; ao contrário, vivemos o nosso bel prazer, querendo que Deus faça o que queremos. O testemunho do jovem Davi é mais laborioso e digno de ser vivido, pois quem caminha com Deus estará sempre conduzido, guiado, amado pelo Deus da paz e do amor. Peçamos ao nosso Bom Deus a graça da fidelidade aos Mandamentos, aos Sacramentos, à Santa Doutrina, assim não sairemos por caminhos que não nos conduzirão ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s