Amizade e inimizade

1ª Samuel 18, 1-19

REI DO UNIVERSO5 _1 Quando Davi terminou de falar com Saul, Jônatas se afeiçoou a Davi, e Jônatas o amou como a si mesmo. 2 Nesse dia Saul reteve Davi e não deixou que ele voltasse para a casa de seu pai. 3 Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como a si mesmo. 4 Jônatas tirou o manto que usava e o deu a Davi, juntamente com suas roupas, a espada, o arco e o cinturão. 5 Nas expedições, em qualquer parte por onde  Saul mandava Davi, este se saia bem. Então Saul o estabeleceu como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul. 6 Quando chegaram depois  que Davi matou o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíam cantando e dançando ao encontro do rei Saul, ao som de tamborins, marimbas e gritos de alegria. 7 As mulheres dançavam e cantavam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8 Saul ficou muito irritado, pois não gostou nada dessa afirmação. E disse: “Deram dez mil para Davi, e mil para mim. Que mais lhe falta, senão a realeza?” 9 E desse dia em diante, Saul olhava a Davi com inveja. 10 No dia seguinte, um espírito mau provindo de Deus tomou conta de Saul, que começou a delirar dentro de casa. Como de costume, Davi estava tocando harpa e Saul tinha a lança na mão. 11 Saul atirou a lança, dizendo: “Vou cravar Davi na parede”. Davi, porém conseguiu escapar duas vezes. 12 Saul tinha medo de Davi, porque Javé tinha abandonado Saul e agora estava com Davi. 13 Por isso, Saul afastou Davi nomeando-o chefe de uma ala do exército. E Davi comandava expedições da tropa. 14 Em todas as campanhas. Davi se saía muito bem, e Javé estava com ele. 15 Saul via que Davi era sempre bem sucedido, e entrou em pânico. 16 Mas todos em Israel e Judá gostavam de Davi, porque era ele quem os guiava em suas expedições. 17 Saul disse a Davi: “Olhe! Vou lhe dar como esposa Merob, minha filha mais velha, com a condição de que você me sirva como guerreiro e faça as guerras de Javé”. Na verdade Saul pensava: “É melhor que ele seja morto pelos filisteus, e não por mim”. 18 Davi respondeu a Saul: “Quem sou eu? E que importância tem a família de meu pai em Israel, para eu me tornar genro do rei?” 19 Mas, quando chegou o tempo de Saul dar sua filha Merob a Davi, ela foi dada a Adriel de Meola.

Por trás da crescente inimizade entre Saul e Davi, podemos vislumbrar a luta pelo poder entre Judá (Davi) e as tribos do Norte (Saul). O poder central (realeza) se torna motivo de inveja, cobiça e competição. A história da amizade entre Jonatas e Davi antecipa o apoio necessário para que Davi chegue a se tornar chefe de todo o povo.”

REFLEXÃO:

 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, a caminhada é uma constante na vida do povo de Deus. Percebemos que sempre foi e será a mesma coisa, uns fiéis e tementes a Deus, por ser assim em tudo o que faziam prosperavam; enquanto que outros não importam, quem, (REI) em busca do próprio interesse, poder e tudo o que os satisfazia. Porém o que deve imperar entre aqueles que seguem o seu Deus é: a humildade, a simplicidade, o amor a obediência, a bondade, a fidelidade, a integridade, buscando sempre o que seja da vontade santíssima do Senhor Deus. Bem sabemos que se agirmos sem um propósito de projeto de Deus, estaríamos fora de tudo o que nos orienta, ajuda na caminhada rumo ao reino. Olhamos hoje, a festa de Cristo Rei, o soberano dos reis da terra fez de nós um reino de sacerdotes para seu Deus e Pai. Pois a Jesus foi dado poder, glória e realeza, seu poder é um poder eterno e seu reino, um reino que não se dissolverá. “Eu sou o Alfa e o ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o todo poderoso”. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s