O Profeta está acima do poder político

1ª Samuel 19, 8-24

Saul ataca David_8 A guerra começou de novo e Davi saiu para lutar contra os filisteus. Estes foram derrotados e fugiram. 9 Ora, um espírito mau, vindo  da parte de Javé, se apoderou de Saul, quando estava sentado em casa, com a lança na mão, enquanto Davi  tocava  harpa. 10 Saul tentou cravar Davi na parede, mas Davi se desviou e a lança fincou na parede. Então Davi se salvou fugindo. Nessa mesma noite, 11 Saul mandou emissário para vigiar a casa de Davi e matá-lo de manhã. Então Micol mulher de Davi, o avisou; “Se você não fugir esta noite, amanhã será homem morto”. 12 E Micol o fez descer pela janela, e Davi se salvou fugindo. 13 Depois Micol pegou o ídolo, deitou-o na cama, colocou na cabeça dele uma pele de cabra e estendeu sobre ele um manto, 14 Quando chegaram os emissários de Saul para levar Davi, Micol disse “ele está doente!” 15 Mas  Saul mandou outra vez os emissários para que vissem Davi; e ordenou: “Tragam Davi com cama e tudo, pois eu quero matá-lo”. 16 Os emissários entraram na casa e encontraram o ídolo na cama, com a pele de cabra na cabeceira. 17 Então Saul disse a Micol: “Por que você me enganou?” Você deixou meu inimigo escapar”. Micol respondeu: “Ele me ameaçou, e disse que me mataria se não o deixasse partir”. 18 Enquanto isso Davi se salvou fugindo. Foi encontrar-se com Samuel em Ramá, e lhe contou tudo o que Saul havia feito. Então os dois foram alojar-se num convento de profeta  em Ramá, 19 Quando comunicaram a Saul que Davi estava no convento, em Ramá, 20 Saul mandou emissários para prender Davi. Eles encontraram a comunidade de profetas em transe, e Samuel estava presidindo. Logo o espírito de Deus veio também sobre os emissários de Saul, e eles também entraram em transe. 21 Informado do que estava acontecendo, Saul mandou outros emissários, e também esses entraram em transe. Saul enviou ainda um terceiro grupo de emissários, e também eles entraram em transe. 22 Então o próprio Saul foi para Ramá. Ao chegar junto ao grande poço que estava em Soco, perguntou onde estavam Samuel e Davi. Responderam: “Estão no convento, em Ramá”. 234 Saul foi até o convento, em Ramá, e também ele foi tomado pelo espírito de Deus, entrou em transe e foi caminhando até chegar ao convento em Ramá. 24 Saul tirou a roupa e ficou em transe diante de Samuel, e nu ficou deitado no chão; e assim ficou o dia inteiro e toda a noite. Daí o provérbio “Até Saul entre os profetas?”

Na trama de perseguição de Saul contra Davi, este episódio ressalta que o profetismo tem a força de desnudar o rei, isto é, fazer com que o poder seja ironizado e submetido à sua real condição. O profeta, como defensor da consciência de um povo, sempre colocará um limite para o exercício de qualquer autoridade.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vemos que tudo o que vem de nosso bom Deus, tem fortaleza, tem sabedoria, tem as mãos de Deus no controle; porém, é necessária uma fidelidade brilhante na vida, seja do profeta ou da pessoa que queira ser Fidedigno ao Senhor Deus. O que serviu a arrogância do rei Saul? Davi e a sua esposa temente a Deus foram muito mais longe que as armadilhas de Saul, o profeta que é defensor do povo sempre vem colocar um limite para o exercício de qualquer autoridade. A Micol, agora vendo que seu pai vai matar o seu marido, fica do lado de Davi e faz com que ele fuja, caso contrário seria morto, pelo seu pai, Saul contra Davi, na trama da perseguição. Deus está com Davi, Samuel acolhe Davi, e agora Saul em meio aos profetas, é desnudado; quer dizer seu poderio caiu por terra. A vitória é de Davi que tem um coração puro, humilde e temente ao Deus da vida. Que nosso Deus seja hoje e sempre, louvado, adorado e glorificado. Amem! Amém! Amém! PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s