Davi, rei de Judá e de Israel

2ª Samuel 5,1-16

images (48)Nasce uma nação_1 Todas as tribos de Israel foram encontar-se com Davi em Hebron, e lhe propuseram: “Veja! Somos do mesmo sangue. 2 Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E Javé lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel’”. 3 Todos os anciãos de Israel foram visitar o rei em Hebron, e Davi fez um pacto com eles em Hebron, diante de Javé. E eles ungiram Davi como rei de Israel. 4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 5 Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá. Jerusalém, centro político do reino_ 6 Davi marchou com seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus  que habitavam o território. Os jebuseus disseram a Davi: “Não entre aqui, porque bastam os cegos e aleijados para o repelir”. Era a maneira de dizer que Davi não entraria na cidade. 7 Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que ficou sendo a cidade de Davi. 8 Nesse dia, Davi disse: “Todo aquele  que ferir os jebuseus e subir pelo canal…Quanto aos cegos e aleijados, Davi os detesta”. É por isso que se diz: “Os cegos e aleijados não poderão entrar no Templo”. 9 Davi se instalou na fortaleza  e deu-lhe o nome de Cidade de Davi. Em seguida, construiu uma grande muralha ao seu redor, desde o Melo até o interior. 10 Davi ia crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, estava com ele. 11 Hiram, rei de Tiro, enviou uma embaixada a Davi, com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros, para construir um palácio para Davi. 12 Então Davi percebeu que Javé o tinha confirmado como rei sobre Israel, e lhe estava exaltando a realeza por causa de Israel, povo de Javé. 13 Chegando de Hebron, Davi ainda tomou concubinas e mulheres em Jerusalém, e teve filhos e filhas. 14 Os nomes dos filhos que teve em Jerusalém são: Samua, Sobab, Matã, Salomão, 15 Jebaat, Elisua, Nafeg, Jáfia. 16 Elisama,  Baaliada e Elifalet.

“Davi colhe finalmente o fruto maduro de todos os seus esforços; a unificação das tribos sob sua chefia. E isso realizou-se conforme ele desejava; não através da imposição, mas através do consentimento e pedido do povo. Termina aqui o Sistema de Tribos, e Israel começa a ser uma nação com regime monárquico. O pacto é uma espécie de contrato entre o rei e os representantes das tribos, regulando uma troca de deveres e direitos. Parte importante nessa transação é o compromisso mútuo: o povo se compromete a pagar o tributo; e o rei se compromete  a defender o povo dos inimigos externos e a organizar a vida da sociedade de acordo com a justiça e o direito. A escolha de Jerusalém como capital é um ato estratégico de Davi: tomando uma cidade que ainda não pertencia a Israel, ele evita possíveis ciúmes entre as várias tribos. O texto não fala propriamente de uma conquista. É provável que Davi tenha feito um pacto com a dinastia sacerdotal que governava a cidade: Davi seria o chefe político, e Sedoc o chefe religioso.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos no texto de hoje as maravilhas que finalmente começa acontecer na vida de Davi. No primeiro momento da sua vida, ele faz a semeadura, agora ele colhe o que foi semeado. Davi agora vai crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, está com ele. Vimos também que o rei de Tiro envia madeiras de cedro, carpinteiros e pedreiros para construir um palácio para Davi. Ele embora colhesse os frutos, também maduros e prontos; de todos os seus esforços, acontecendo a unificação das tribos. Porém, Davi tudo o que realizava, primeiramente consultava a Deus, como ele deveria fazer. Quando nós buscamos em tudo a vontade de Deus, não podemos jamais errar; quando usamos nossa cabeça, nossa própria vontade, tudo se realizar conforme nosso pensamento aí verá “não veremos a vitória.” Que Deus nos dê a graça de tudo o que formos fazer, rezar e falar com Deus se estamos fazendo segundo a Tua santa vontade. E é no silêncio que Deus falará ao nosso coração. Que em toda a nossa ação Deus seja louvado. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s