O rei deve servir a Javé e ao povo

2ª Samuel 7,18-29

BUUU_18 O rei Davi foi, ficou diante de Javé, e disse: “Quem sou eu, Senhor Javé, e o que é a minha família para que me conduzisses até aqui? 19 E, no entanto, isso ainda é pouco para ti, Senhor Javé! Fizeste ainda promessas para a família de teu servo, para o futuro distante, enquanto existir a humanidade, Senhor Javé! 20 O que poderei eu, Davi, acrescentar às tuas palavras?  Tu conheces o teu servo, Senhor Javé! 21 É por causa  da tua palavra e segundo o teu coração que fizeste o teu servo conhecer todas essas grandes coisas. 22 Por isso tu és grande, Senhor Javé! Ninguém é como tu, e não existe nenhum deus além de ti, como ouvimos com os nossos próprios ouvidos! 23 Quem é como o teu povo, como Israel, a única nação da terra que Deus veio resgatar para ser seu povo e para lhe dar um nome? Realizastes coisas grandes e terríveis em favor dele, do teu país, do teu povo que resgataste do Egito, dentre as nações e os deuses. 24 Estabeleceste o teu povo Israel para ser o teu povo para sempre. Tu, Javé, te tornaste o seu Deus. 25 Agora, Javé Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e para a família dele, e faze como prometeste. 26 E o teu nome será engrandecido para sempre. Então se dirá: Javé dos exércitos é o Deus de Israel. Então a família de teu servo Davi permanecerá firme diante de ti. 27 De fato Javé dos exércitos e Deus de Israel, tu mostraste uma visão ao teu servo e disseste: ‘Construirei uma dinastia para você’. É por isso que o teu servo encontrou coragem para te fazer esta oração. 28 Senhor Javé, tu és Deus! E o que disseste é verdade. Tu prometeste essas coisas boas ao teu servo, para que esteja sempre na tua presença. Porque tu falaste, Senhor Javé, e através da tua benção a família de teu servo será abençoada para sempre”.

“O texto é uma espécie de resposta ao oráculo de Natã. Talvez seja originariamente uma oração que os reis costumavam repetir em alguma celebração solene, relembrando o sentido da função política dentro de um povo que foi libertado por Javé”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmão e irmãs, verdadeiramente o nosso Deus caminha lado a lado daqueles que Lhe são íntegros, fiéis, transparentes; vimos através do texto, que Deus ama com amor gratuito os seus servos. As promessas de Deus para com aqueles que lhes são fiéis se cumpre, não há nosso tempo, não no momento em que queremos; as promessas de Deus, todas se realizarão na plenitude dos tempos. A exemplo de tudo o que Deus fez a Davi, desde o momento em que Ele o escolheu e o ungiu, toda a Sua  promessa se cumpriu. Também hoje, quando Deus se manifesta, quando Deus faz a sua promessa, no tempo certo Ele cumprirá. Houve promessas que Deus fez a Davi que deveria se cumprir para um futuro distante, enquanto existir a humanidade. É o Nome de Deus será reconhecido, glorificado e amado de geração em geração. É por isso que se dirá: “Javé dos exércitos é o Deus de Israel”. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s