A luta pelo poder_ Fidelidade ao compromisso

2 Samuel 9,1-13

00000mephibosheth _1 Davi perguntou: “Existe ainda algum sobrevivente da família de Saul para que eu mostre benevolência para com ele, por causa de Jônatas?” 2 Na família de Saul havia um servo chamado Siba. Ele foi conduzido até Davi, e o rei lhe perguntou: “Você é Siba?” Ele respondeu: “Para o servir”. 3 O rei perguntou: “Existe algum sobrevivente da família de Saul, para que eu demonstre  a benevolência de Deus para com ele?” Siba disse ao rei: “Existe ainda um filho de Jônatas, aleijado dos dois pés”. 4 Davi perguntou: “Onde ele está?” Siba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel. Em Lo-Dabar”. 5 Então Davi mandou buscar o filho de Jônatas na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Dabar. 6 Ao chegar diante de Davi, Meribaal, filho de Jônatas e neto de Saul, caiu com o rosto por terra e se prostrou. Davi disse: “Meribaal!” Este respondeu: “Aqui está o seu servo”. 7 Davi lhe disse: “Não tenha medo, pois vou usar de benevolência para com você, por causa de seu pai Jônatas. Restituirei a você todas as terras de seu avô Saul, e você sempre comerá a minha mesa”. 8 Meribaal se prostrou e disse: “Quem é seu servo, para que o senhor se dirija a um cão morto como eu?” 9 Então o rei chamou Siba, servo de Saul e lhe disse: “Tudo o que pertencia a Saul e à família dele, eu dou ao filho do seu senhor. 10 Você deverá cuidar da terra para ele, você, seus filhos e servos. Você trará o necessário para o sustento de Meribaal, filho de seu senhor pois ele comerá sempre à minha mesa”. Siba tinha quinze filhos e vinte servos. 11 ele disse ao rei: “Tudo o que meu senhor rei mandar, assim o seu servo fará”. E Meribaal começou a comer à mesa de Davi, como se fosse um filho do rei. 12 Meribaal tinha um filho pequeno, chamado micas, e todos os servos da casa de Siba estavam a serviço de Meribaal. 13 Por isso Meribaal foi morar em Jerusalém, pois comia sempre à mesa do rei. Ele era aleijado de ambos os pés.

“Davi não esquece a amizade que tinha por Jônatas e o compromisso que fizera com ele; por isso leva o único filho sobrevivente do amigo para viver no palácio real.”

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Vejamos amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, o rei Davi não se esqueceu de sua promessa feita a Jônatas, ele que já estava no comando de todo o território de Israel, lembrando-se do compromisso que tinha feito com Jônatas procura saber sobre a existência de algum filho de Jônatas que tivesse sobrevivido. E que lindo ver; que justamente um aleijado sobreviveu, e Davi não o rejeita, mas acolhe como filho, ele não tinha obrigação de fazer isso, mas restitui a ele todas as terras que pertenciam a Saul e ainda dispõe servos para cuidar da terra visto que Meribaal devido sua deficiência não poderia fazê-lo. Assim, o rei Davi não apenas se lembra do compromisso que tinha com Jônatas, mas vai muito além com tudo o que realiza em favor de Meribaal. Este é um exemplo claro de como a misericórdia deve ser vivida, aquele jovem de acordo com a sociedade daquele tempo não teria a menor condição de sobreviver a não ser pela caridade alheia, e Davi com seu gesto, restitui-lhe a dignidade para viver. A misericórdia não julga, não escraviza, não despreza; mas sempre restitui a dignidade de filho de Deus ao ser humano, seja quem for. Peçamos a Deus a graça de aprendermos a viver a misericórdia em nossos dias, mesmo quando essa vivência se apresentar contrária à nossa vontade. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s