A sentença de Javé

2ª Samuel 12,1-9 e 12- 15

673799856_1 Javé mandou o profeta Natã falar com Davi. Natã se apresentou e disse a Davi: “Havia dois homens numa cidade: um era rico e o outro era pobre. 2 O rico tinha muitos rebanhos de ovelhas e bois. 3 O pobre tinha só uma ovelha, uma ovelhinha que ele havia comprado. 3 O pobre a criava e ela foi crescendo com ele, com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo de sua vasilha e dormindo no seu colo. Era como filha para ele. 4 Ora, chegou uma visita à casa do homem rico, e este não quis pegar nenhuma de suas ovelhas ou vacas para servir ao viajante que o visitava. Então ele pegou a ovelha do homem pobre e a preparou para a sua visita”. 5 Davi ficou furioso contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida de Javé, quem fez isso merece a morte. 6 Por não respeitar o que pertencia a outro, deverá pagar quatro vezes o valor da ovelha”. 7 Então Natã disse a Davi: “Pois esse homem é você mesmo! Assim diz Javé, Deus de Israel: Eu ungi você como o rei de Israel. E eu o salvei de Saul. 8 Eu dei a você a casa do seu senhor. Eu coloquei em seus braços as mulheres do seu senhor. Eu dei a você a casa de Israel e de Judá. E se isso ainda não é suficiente, eu darei a você qualquer outra coisa. 9 Então por que você desprezou Javé e fez,  o que ele reprova? 12 Você agiu as escondidas, mas eu farei tudo isso diante de todo o Israel e em pleno dia”. 13 Davi disse a Natã: “Pequei contra Javé”. Então Natã disse a Davi: “Javé perdoou o seu pecado. Você não morrerá. 14 Mas, por ter ultrajado a Javé com seu comportamento o filho que você teve morrerá”. 15 E Natã foi para casa.

“A parábola contada por Natã força Davi a dar uma sentença contra si próprio. O erro de Davi foi usar o poder em proveito pessoal, e isso desencadeou ambições  e competições dentro de sua própria família. Começa então a luta pela sucessão.”

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos até pouco que o rei Davi foi homem temente a Deus, porém, a sua ambição, o teu orgulho, o teu coração foi infiel a ponto de mandar matar o marido de Betsabéia. Alguns guerreiros do rei caíram mortos e morreu também o seu servo Urias o heteu. Covardia tal que para ficar com a esposa de Urias, Davi manda matar. Aqui vemos que o erro de Davi foi usar do seu poder para o seu próprio proveito e ambição. Mas Deus atingiu o filho de Davi que a mulher de Urias dera a Davi. Deus perdoou o pecado de Davi; Davi não morreria, mas, pelo seu ultraje a Javé com seu comportamento, o filho que ele teve morreria. E isto aconteceu. Pela atitude do rei Davi, Deus disse: “Eu farei com que a desgraça surja contra você de dentro de sua própria casa. Você agiu às escondidas, mas eu farei tudo isso diante de todo o Israel e em pleno dia”. Peçamos a Deus a grande graça da fidelidade, permanecendo sempre fiel aos ensinamentos  que nos foram dados pelo próprio Deus e por Jesus Cristo, seguindo também com fidelidade tudo o que a Santa Mãe Igreja nos catequiza e nos evangeliza. Que o nosso bom Deus, hoje e sempre seja louvado, amado e adorado, por todas as suas criaturas. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s