Estratégia de Davi

2ª Samuel 17, 1- 10 e 21-23

ahithophel-and-hushai-gave-advices-to-absalom1 Aquitofel disse a Absalão : “Deixe-me escolher doze mil homens, que eu irei esta noite mesmo perseguir Davi. 2  Eu chegarei lá quando ele estiver cansado e vulnerável.  Então eu o aterrorizarei, e todo o povo que está com ele fugirá. Vou matar o rei quando ele estiver  sozinho. 3 Assim farei retornar para você todo o povo, pois o homem que você procura significa o retorno de todos; e todo o povo ficará em paz”. 4 Tanto  Absalão  como os anciãos de Israel acharam  que a proposta era boa. 5 Absalão, porém, disse: “Chamem Cusai, o araquita, para ouvirmos também o que ele pensa”. 6 Cusai foi  e Absalão lhe disse: “Nós devemos agir conforme Aquitofel nos propôs? Se não, qual é a sua proposta?” 7 Cusai respondeu a Absalão: “Desta vez, Aquitofel não deu um conselho bom”. 8 E continuou: “Você sabe que seu pai e os homens que estão com ele são valentes e estão enfurecidos como ursa que perdeu o filhote no campo. Seu pai é um guerreiro, e não passará a noite junto com o povo. 9 Agora mesmo ele deve estar escondido em alguma gruta ou em qualquer outro lugar. No começo, podem morrer alguns dos nossos. Então alguém vai saber e espalhar que houve  baixas na tropa que segue Absalão. 10 E aí, até mesmo alguém corajoso, que tenha coração de leão, perderá a coragem, pois todo o Israel sabe que seu pai é homem valente, e aqueles que o acompanham são corajosos. 21 Quando eles partiram, Aquimaás e Jônatas saíram do poço e foram avisar o rei Davi: “Levantem-se e atravessem depressa o rio, porque foi isso que Aquitofel disse a respeito de vocês”. 22 Davi e o pessoal que o acompanhava puseram-se então a caminho e atravessaram o Jordão. 23 Quando Aquitofel  notou  que o seu conselho não fora seguido, selou o jumento, montou e foi para sua casa na cidade. Colocou a casa em ordem e depois se enforcou e morreu. Foi enterrado no túmulo de seu pai.

“Davi e aqueles que o acompanham são salvos de um massacre graças a Cusai, que consegue retardar o ataque, e devido à rede de informações montada por Davi e ao apoio e acolhida de boa parte do povo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vimos que por mais que uma pessoa ofende a Deus, se ela se arrepende e busca ser perdoada, buscando em tudo a transparência e a integridade, erguerá a cabeça e viverá novamente uma vida de união com o Senhor Deus. Se olharmos bem este texto, parecia que o fim do rei Davi havia chegado, porém, houve pessoas suas; aliadas, que não o deixou sem informações sérias e adequadas. Muitas pessoas estavam do lado de Davi, procuraram colocá-lo a par de tudo aquilo que estava sendo tramado, era armadilhas do Aquitofel não era amigo e nem dava bons conselhos, isto todos já sabiam. Vimos claramente que Davi e aqueles que o acompanhavam foram salvos do massacre, pois o apoio e a acolhida era de boa parte do seu povo. Que o nosso Deus nos dê um verdadeiro discernimento para sermos fiéis somente ao Senhor Deus, vivendo a grande vitória que vem de Jesus Cristo o SALVADOR dos homens. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s