O rei justo liberta o povo dos inimigos

2 Samuel 22, 1- 18 e 22-25

david1 Davi dedicou a Javé este cântico, quando Javé  o libertou de todos os seus inimigos  e da mão de Saul. 2 Ele disse: Javé é minha rocha  e minha fortaleza, o meu libertador. 3 Ele é o meu Deus. Nele, meu rochedo, eu me abrigo, meu escudo e minha força salvadora, minha torre forte, meu refúgio, meu salvador que me salva da violência. 4 Seja louvado! Eu invoquei a Javé, e fui salvo dos meus inimigos. 5 As ondas da morte me envolviam, as torrentes de Belial me aterravam, 6 os laços do Xeol me cercava, as ciladas da morte me atigiam. 7 Na minha angustia invoquei a Javé, ao meu Deus lancei o meu grito. Do seu Templo ele ouviu minha voz, e meu grito chegou aos seus ouvidos. 8 A terra balançou e tremeu, as bases do céu se abalaram, por causa do seu furor estremeceram.  9 De suas narinas subiu fumaça, e de sua boca  um fogo devorador.  Dela brotavam brasas ardentes. 10 Ele inclinou o céu e desceu, tendo aos pés uma nuvem escura; 11 cavalgou um querubim e voou, planando sobre as asas do vento. 12 envolveu-se de trevas como tenda, de águas escuras e nuvens espessas. 13 Em sua frente, um clarão inflamava granizo e brasas de fogo. 14 Javé trovejou no céu. O Altíssimo fez ouvir a sua voz; 15 atirou suas flechas e dispersou-os, e os expulsou, lançando seus raios. 16 Então apareceu o leito do mar, as bases do mundo se descobriram, por causa da ameaça de Javé. Pelo vento soprando de suas narinas. 17 Lá do alto, ele manda tomar-me, tirando-me das águas torrenciais; 18 e me livra de um inimigo poderoso, de adversários mais fortes do que eu. 22, pois eu observei os caminhos de Javé, e não fui infiel ao meu Deus. 23 Seus julgamentos estão todos à minha frente, jamais apartei de mim seus decretos. 24 Sou integro para com ele, e me afasto da injustiça. 25 Javé me retribui segundo a minha justiça, e a pureza de minhas mãos, que ele vê com seus olhos.

Com poucas diferenças, este cântico está reproduzido no salmo 18, Trata-se de uma celebração para agradecer a proteção de Javé e comemorar a vitória sobre os inimigos. Nesse contesto, aparece à primeira função da autoridade: Libertar o povo de seus inimigos”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos que por mais que Davi chegou a fazer coisas que desagradava ao Senhor Deus; sabemos que o perdão é a palavra luz da misericórdia. Quando Davi com o coração humilde elevou as suas suplicas Deus o escutou. O Altíssimo fez ouvir a sua voz, pois com o coração contrito, Davi pede a Deus para livrá-lo de seus inimigos e foi ouvido. A proteção de Deus ela é generosa, é fiel, é grandiosa quando nós somos filhos de coração aberto e generoso. Peçamos a Deus a graça de sermos sempre atentos, agradecidos ao Deus de amor misericordioso, assim nos momentos difíceis as nossas preces dirigidas ao bom Deus serão atendidas. Ele nos retribuirá conforme a nossa vida de pureza e de justiça.

PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

