Estou numa grande angustia!

2ª Samuel, 24,11-14 e 18 -21,24e25

william-brassey-hole-king-david-purchasing-the-threshing-floor-of-araunah-the-jebusite-2-samuel-24-24-2511 Quando Davi levantou-se de manhã, Javé havia transmitido essa mensagem ao profeta Gad, vidente de Davi: 12 “Vá e fale a Davi: assim diz Javé: Proponho a você três coisas; escolha uma, e eu a executarei”. 13 Gad foi até o rei e o informou: “Você prefere três anos de fome no seu país; fugir três meses de seu inimigo que o perseguirá; ou três dias de peste para o seu país? Pense e decida o que devo responder àquele que me enviou”. 14 Davi respondeu a Gad: “Estou numa grande angustia! Em todo o caso, acho melhor cair nas mãos de Javé, pois a misericórdia dele é grande, do que cair na mão dos homens”.  18 Nesse dia, Gad foi dizer a Davi: “Vá construir  um altar para Javé na eira de Areúna, o jebuseu”. 19 Então Davi foi, obedecendo à ordem que Javé lhe tinha comunicado através de Gad. 20 Areúna viu o rei e seus oficiais se aproximando, saiu e se prostrou diante do rei com o rosto por terra. 21 E perguntou: “Por que o senhor meu rei veio até aqui?” Davi respondeu: “Para comprar a sua eira, a fim de construir um altar para Javé. Desse modo, o povo ficará “livre da peste.” 24 O rei respondeu a Areúna: De jeito nenhum! Quero comprar a eira a troco de dinheiro. Não vou oferecer a Javé meu Deus holocaustos que não me custem nada. Então Davi comprou a eira e os bois por meio quilo de prata. 25 Construiu aí um altar para Javé e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então Javé se compadeceu do país. E a peste deixou Israel.

“O recenseamento demonstrava ambição; de um lado, permitia o cadastramento da população que contribuía com tributos; por outro lado, o levantamento dos homens aptos para a guerra. As duas coisas não são criticáveis em si; só se tornam más quando a autoridade as absolutiza e nelas coloca sua total confiança. A eira comprada por Davi é o local onde Salomão mais tarde vai construir o Templo. A intenção do autor é mostrar Davi como fundador do culto em Jerusalém”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é maravilhoso ver como realmente Deus é amigo fiel dos homens; imaginemos como que o rei Davi nos seus abusos, deixa triste o coração de Deus, em cada queda de Davi vem com a sua profunda misericórdia. Isto é Fantástico. Isto é quando Deus deixa Davi escolher entre os três castigos, qual seria aquele que ele iria escolher para o seu povo; mesmo Davi dizendo a Deus que não foi o povo que pecou que foi o próprio Davi; o castigo é para todo o país. Foi permitido por Deus que o povo sofresse três dias de peste; mas Deus se arrependeu por ter feito isto; pedindo a Davi uma eira e um sacrifício, assim seria retirada a peste, e assim foi feito. Nosso Deus é maravilhoso; mesmo em meio as nossas faltas Ele derrama a sua imensa misericórdia sobre os homens. Peçamos ao senhor da história que nos dê a sua graça a fim de que por nossas faltas ninguém venha a sofrer castigo sem merecimento algum.  PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s