Autoridade e lei a serviço do povo

1ª Reis 2,1-11

davi_aconselha_salomao_e_morre1 Aproximando-se o dia de sua morte, Davi ordenou a seu filho Salomão: 2 “Eu vou seguir o caminho de todos os mortais. Seja forte e comporte-se como homem. 3 Cumpra as ordens de Javé seu Deus, andando pelos caminhos dele e observando seus estatutos, mandamentos, normas e testemunhos, como estão escritos na lei de Moisés, para que você tenha sucesso em tudo o que ele projetar. 4 Então Javé cumprirá o que ele me prometeu: ‘Se os seus filhos mantiverem boa conduta e forem Leais comigo, de todo o coração e de toda a alma, nunca faltará alguém de sua família no trono de Israel’. 5 Por outro lado, você sabe o que me fez Joab, filho de Sárvia: ele matou Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jeter,  os dois chefes do exercito de Israel. Em tempo de paz, ele vingou o sangue derramado na guerra, manchando assim de sangue inocente o cinturão de meus rins e a sandália de meus pés. 6 Portanto, aja com sabedoria, mas não deixe que os cabelos brancos dele desçam em paz para a morada dos mortos. 7 Quanto aos filhos de Berzelai, o galaadita, trate-os com lealdade. Que estejam sempre entre os que comem à sua mesa, porque eles também foram leais comigo e me ajudaram quando eu fugia do seu irmão Absalão. 8 Também está aí Semei, filho de Gera, o benjaminita de Baurim. Ele me amaldiçoou com violência no dia da minha partida para Maanaim. No entanto, ele desceu ao meu encontro no Jordão. Por isso eu jurei por Javé que não o mataria a fio de espada. 9 Agora, não o deixe impune: você é sábio e saberá o que fazer para que os cabelos branco dele desçam com sangue à morada dos mortos.”10 Davi repousou com seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi. 11 Davi foi rei em Israel durante quarenta anos; reinou sete anos em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém.

Davi encarregou Salomão de realizar vinganças que ele próprio não pôde realizar. O mais importante do seu “testamento” foi que a autoridade política não deve estar acima da lei. Portanto, não pode agir arbitrariamente. Pelo contrário, deve ser instrumento da lei a serviço do povo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; vimos que divino legado deixou Davi ao seu filho Salomão. Que Salomão em seu reinado jamais fizesse vingança a ninguém, daqueles que foram leais a Davi, todos aqueles que ajudaram de uma forma ou outra, Davi pediu a Salomão que os poupasse. E que Salomão realizasse vingança que o próprio Davi não pode realizar. Somos convidados neste dia a vivenciar testemunhos de pessoas fieis e leais, assim daremos bons testemunhos de um maravilhoso legado deixado de geração em geração. Que Deus nos dê a graça da lealdade e fidelidade aos Mandamentos e Leis de Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

