O Templo, centro da vida religiosa

1ª Reis 6,1-10 e 31-37

a-construcao-do-templo-de-salomao_1 No ano quatrocentos e oitenta depois da saída dos israelitas do Egito, quarto do reinado de Salomão em Israel, no mês de Ziv, que é o segundo mês, Salomão começou a construir o Templo de Javé. 2 O Templo de Javé construído por Salomão media trinta metros de comprimento, dez de largura e quinze de altura. 3 O vestíbulo  diante do santuário do Templo, tinha  dez metros no sentido da largura do Templo e cinco no sentido do seu comprimento. 4 No Templo, ele fez janelas quadradas com grades. Encostado à parede do Templo construiu um anexo rodeando o santuário e o Santíssimo, com pisos, e fez aposentos laterais ao redor. 6 De largura,  o andar térreo tinha dois metros e meio; o intermediário, três metros, e o terceiro, três metros e meio. É que ele tinha feito, do lado de fora, saliências em torno do Templo, de modo que as vigas não ficavam presas nas paredes do Templo. 7 E o Templo foi construído com pedras já talhadas, de modo que durante sua construção não se ouviu barulho de martelo, de cinzel ou de qualquer outro instrumento de ferro. 8 A entrada para o andar inferior ficava no canto direito do Templo e, por meio de escadas em caracol, subia-se para o andar do meio, e deste para o andar superior. 9 Salomão terminou a construção do Templo cobrindo-o com teto de pranchões de cedro.10 Fez uma galeria  anexa a todo o Templo, com dois metros  e meio de altura, unida ao Templo por vigas de cedro. 31 Salomão mandou fazer a porta do Santíssimo com vigas de oliveira selvagem. O enquadramento da porta tinha cinco ângulos, 32 e os dois batentes eram de oliveira selvagem. Nos batentes foram esculpidas figuras de querubins, palmeiras e flores, tudo recoberto de ouro. Salomão mandou recobrir de ouro os querubins e as palmeiras. 33 Também mandou fazer as portas do santuário com vigas de oliveira selvagem, com enquadramento de quatro ângulos. 34 Os dois batentes das portas eram de cipestre, com painéis giratórios em cada batente. 35 Nos batentes foram esculpidos querubins, palmeiras e flores, revestidos de ouro ajustado sobre a escultura, 36 Salomão mandou ainda construir o muro do pátio interior com três fileiras de pedra talhada e uma fileira de vigas de cedro. 37 No quarto ano, no mês de Ziv, foram lançados os alicerces do Templo. E no décimo primeiro ano, no mês de Bul, o oitavo mês, o Templo ficou concluído em todas as suas partes, conforme o projeto. Salomão levou sete anos para construir o Templo.

A construção do Templo, aqui minuciosamente descrita, é um passo importante para consolidar a política centralizadora de Salomão. Em todo poder centralizador, a religião torna-se instrumento poderoso de manipulação do povo. De fato, no contexto religioso, as pessoas se abrem e se expõem com facilidade às influências ideológica. Revestidas em geral se tornam absolutas e indiscutíveis. O templo terá importância também nas reformas posteriores, principalmente no tempo do rei Josias.”

REFLEXÕE:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, mais uma vez vimos que um rei realiza o que Deus quer dele; a construção do primeiro Templo por ordem de Deus; é percebido a minuciosidade em tudo o que se deveria realizar para a construção do Templo. Todos aqueles homens que Deus escolheu para realização do seu projeto, precisavam ter muito discernimento em tudo o que iria recebendo da parte de Deus; antes de tudo deveriam ser homens tementes, homens fiéis, homens de entendimento e até sábios. E como vimos, as pessoas se abrem e se expõem com facilidade às influências ideológicas. Peçamos ao Senhor Deus a graça do entendimento e da sabedoria para bem entender a sua santa vontade e poder pô-la em pratica. Que Deus seja hoje e sempre louvado, adorado e amado. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s