Deus está no meio do povo

1ª Reis 8,1-13

arca-templo-de-salomao_1 Salomão reuniu em Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para transportar, da Cidade de Davi, que é Sião, a Arca da aliança de Javé. 2 Todos os homens de Israel se reuniram, durante a festa, com o rei Salomão, no mês de Etanim, que é o sétimo mês. 3 Quando todos os anciãos de Israel chegaram, os sacerdotes carregaram a Arca 4 e, com a ajuda dos levitas, transportaram também a Tenda da Reunião e os utensílios sagrados que estavam na Tenda. 5 O rei Salomão, juntamente com toda a comunidade de Israel reunida com ele diante da Arca, sacrificou tantas ovelhas e bois que não foi possível contar nem calcular. 6 Os sacerdotes introduziram a Arca da aliança de Javé no seu lugar, isto é, no recinto do Templo chamado Santíssimo, sob as asas dos querubins. 7 De fato, os querubins estendiam as asas sobre o lugar da Arca, protegendo a Arca e seus varais. 8 Como os varais eram compridos, quem estava no santuário podia ver as suas extremidades, mas não dava para ver de fora. Eles estão aí até hoje. 9 Dentro da Arca não havia outra coisa, além das duas tábuas de pedra que, no Horeb Moisés aí tinha colocado, quando Javé concluiu a aliança com os israelitas, quando eles saíram do Egito. 10 Quando os sacerdotes saíram do santuário, a Nuvem encheu o Templo de Javé, 11 e os sacerdotes não puderam continuar o seu serviço, por causa da Nuvem: a glória de Javé encheu o Templo. 12 Então Salomão disse: “Javé escolheu habitar a Nuvem escura. 13 Eu construí para ti um Templo, uma casa onde habitarás para sempre.”

“A inauguração do Templo é o momento solene para reunir todo o povo. Nota-se que o centro da festa é a introdução da Arca da aliança no Santíssimo. Contudo, o que é sagrado nessa arca são as duas tábuas de pedra, isto é, o Decálogo, onde estão as normas que testemunham a aliança de Deus com o povo. O Decálogo é a fonte de uma sociedade nova, fundada na liberdade e na vida, que gera novas relações entre as pessoas. Observa-se ainda que a presença de Javé se manifesta e, ao mesmo tempo, se esconde na Nuvem escura. Deus está presente, mas de modo misterioso. Ele não se deixa reduzir a idéias ou formas definidas. Deus é o mistério insondável, que não pode ser reduzido ou manipulado dentro de um sistema teológico, instituição religiosa ou política, nem mesmo numa representação teológica definida.”

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, a caminhada do povo de Deus vai acontecendo de uma forma humanamente conduzida e dirigida pelo Senhor Deus, que jamais abandona ou abandonará; ao contrário o humano é que está sempre buscando caminhos obscuros. O centro de toda a festa ali diante do Templo construído por Salomão está ao redor da Arca da aliança onde leva as duas pedras gravadas com os mandamentos da lei; isto é muito digno de ser bem cuidado, pois as mesmas passarão de geração em geração para chegar aos nossos dias. Deus é ainda o Mistério Insondável, que não poderá ser reduzido nem manipulado. “Deus é Aquele que É.” Somos convidados a vivermos numa intimidade com Deus a ponto de deixarmos ser conduzidos por ele neste nosso peregrinar aqui na terra. Peçamos a graça da fidelidade, da lealdade, da verdade, da integridade a este Deus de amor e de misericórdia. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s