Deus protege o poder político?

1ª Reis 8,14-29

templo-de-salomc3a3o-orac3a7c3a3o-do-rei14 O rei voltou-se e abençoou toda a assembléia de Israel. E todos permaneceram em pé. 15 Então o rei disse: “Seja bendito Javé, o Deus de Israel, que realizou com a mão o que a sua boca havia prometido a meu pai Davi: 16 ‘Desde o dia em que tirei do Egito o meu povo Israel, não escolhi nenhuma cidade dentre todas as tribos de Israel, a fim de construir aí um Templo para o meu Nome, mas escolhi Davi para governar o meu povo Israel’. 17 Meu pai Davi queria construir aí um Templo para o Nome de Javé, o Deus de Israel. 18 Javé, porém disse a meu pai Davi: ‘Você está querendo construir um Templo para meu Nome, e faz muito bem querendo isso. 19 Contudo, não é você quem vai construir o Templo, mas seu filho, saído de suas entranhas, ele é quem vai construir o Templo para o meu Nome’. 20 E Javé realizou a promessa que havia feito: sucedi a meu pai Davi e subi ao trono de Israel, como Javé havia prometido, e construí o Templo para o Nome de Javé, o Deus de Israel. 21 E no Templo eu escolhi um lugar para a Arca, onde se acha a aliança que Javé fez com nossos antepassados, quando os tirou da terra do Egito”. 22 Salomão ficou em pé diante do altar de Javé, na presença de toda a assembléia de Israel. Estendeu as mãos para o céu, 23 e disse: “Javé, Deus de Israel, não existe nenhum deus como tu, seja lá no alto céu, seja cá embaixo na terra. Tu és fiel à aliança e ao amor para com teus servos que caminham de todo o coração na tua presença. 24 Cumpriste a promessa que havia feito ao teu servo Davi, meu pai, e o que prometeste com a boca, hoje realizaste com a mão. 25 Agora, Javé, Deus de Israel, mantém a promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai: ‘Nunca faltará para você, diante de mim, um descendente no trono de Israel, contanto que seus filhos saibam se comportar, vivendo de acordo comigo, assim como você viveu’. 26 Agora, portanto, ó Deus de Israel, confirma a promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai. 27 Será possível que Deus habite na terra? Se não cabes no céu e no mais alto dos céus, muito menos neste Templo que construí . 28 Atende à oração e à suplica do teu servo, ó Javé meu Deus! Ouve o clamor e a prece que teu servo faz hoje diante de ti. 29 Que teus olhos fiquem abertos dia e noite sobre este Templo, sobre este lugar onde quiseste que teu Nome habitasse. Ouve a prece que teu servo fará neste lugar’.

“Esta primeira parte da oração tem importância política e ideológica muito grande: Javé, o Deus libertador dos pobres e oprimidos, é tomado agora como o Deus que protege o poder político, perpetuado na descendência de Davi. Os profetas, através de suas criticas, mostrarão que isso no mínimo é ambíguo, e no máximo é um grande mal. Tal ambiguidade e mal já aparecerão na própria vida de Salomão.”

REFLEXÃO: 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos hoje em nossa reflexão à oração que o rei Salomão dirige a Deus em função da inauguração do Templo, mas podemos perceber também que ele usa da promessa que Deus fez a seu pai Davi para colocar Deus numa posição que defenderia o poder e não o pobre. Deus vai estar sempre a favor do pobre, do oprimido, do marginalizado. Mesmo que os políticos tentem mostrar o contrário, eles podem até ir à igreja, ao culto, enfim pode até mesmo usar o Nome de Deus para se promover, mas sabemos que Deus é o único que vê o que está oculto aos olhos humanos. Portanto não percamos a esperança, ainda que tudo pareça contrário. Nossa vida, dificuldades, sofrimentos, jamais passarão despercebidos aos olhos de Deus, sobretudo quando, alguém usa do poder para nos prejudicar. Peçamos a Deus que é todo Misericórdia para nos livrar de toda a espécie de mal a graça da confiança e do abandono Nele. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s