Descontentamento popular

1ª Reis 11,26-40

images (49)26 Jeroboão, filho de Nabat, era um efraimita de Sareda, e sua mãe era uma viúva chamada Sarva. Jeroboão estava a serviço de Salomão e se revoltou contra o rei, 27 pelo seguinte motivo: Salomão estava construindo o aterro para tapar a brecha da Cidade de Davi, seu pai. 28 Jeroboão era homem valente e forte. Salomão, vendo que o jovem trabalhava bem, o nomeou capataz dos trabalhos forçados da casa de José. 29 Certo dia Jeroboão estava saindo de Jerusalém e encontrou-se no caminho com o profeta Aías de Silo, que vestia um manto novo. Os dois estavam sozinhos no campo. 30 Aías pegou seu manto novo, o rasgou em doze pedaços, 31 e disse a Jeroboão: “Pegue dez pedaços para você, porque assim diz Javé, o Deus de Israel: ‘Vou arrancar o reino das mãos de Salomão e vou dar dez  tribos para você. 32 Ele ficará com uma tribo, em consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel. 33 Isso porque Salomão me abandonou para adorar Astarte, deusa dos sidônios, Camos, deus de Moab, e Melcom, deus dos amonitas. Ele não andou em meus caminhos para praticar o que eu aprovo; não observou os meus estatutos e normas, como fez seu pai Davi. 34 Contudo não tirarei da mão dele nenhuma parte do reino, pois o tornei chefe  por todo o tempo de sua vida, em consideração ao meu servo Davi, a quem escolhi, e que observou meus mandamentos e estatutos. 35 É do filho dele que eu vou tirar o reino, e vou dar dez tribos para você. 36 Deixarei para o filho dele uma tribo, para que meu servo Davi tenha sempre uma lâmpada diante de mim, em Jerusalém, a cidade que escolhi para aí colocar o meu Nome. 37 Quanto a você eu o escolherei para reinar sobre o que você quiser. 38 Se você obedecer a tudo o que eu mandar, se seguir os meus caminhos e fazer o que eu aprovo; se observar meus estatutos e mandamentos, como fez meu servo Davi então eu estarei com você, e construirei para você uma dinastia estável, assim como fiz para Davi. A você eu entregarei Israel 39 e, por causa disso, humilharei a descendência de Davi, mas não para sempre’”. 40 Salomão tentou matar Jeroboão. Mas Jeroboão fugiu para o Egito, onde reinava Sesac, rei do Egito. E ficou no Egito até a morte de Salomão.

“Os sinais da ruína se manifestam também internamente. O texto não deixa claro o motivo da revolta de Jeroboão, porque aí foi inserido um texto sobre o profeta Aías, texto que procura explicar a divisão do império entre Judá e as tribos do Norte. A revolta foi motivada provavelmente pelos trabalhos forçados que Salomão impunha às tribos. O regime que explora o povo vai fabricando a própria ruína: cedo ou tarde, o povo toma consciência e se rebela.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, se nós observarmos tudo o que foi acontecendo, perceberemos que na história sempre houve o homem, o profeta, o rei integro, generoso e obediente ao Senhor Deus; também vimos claramente que houve homens que procuraram fazer o bel prazer a vontade dos ídolos e deuses que nada havia em relação com o Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vimos também que todos aqueles que seguiram os estatutos e os mandamentos, cumprindo assim tudo o que o nosso Deus ia dando as suas diretrizes, estes sim tinham o seu povo e o seu reinado transcorrido em paz, ao contrário sem a presença de Deus, sem os estatutos e mandamentos daquele que sempre caminhou com seu povo, acabavam perdendo tudo o que era a promessa feita pelo nosso Deus de Amor. Rezemos, pedindo ao bom Deus do Amor Misericordioso que nunca nos deixe sozinhos pelos caminhos e que sejamos fieis, íntegros, obediente, sinceros, às verdades ensinadas e transmitidas pelo próprio Deus, veremos como é delicioso seguir o Senhor Deus da PAZ, sem jamais desistir dos planos salvifico que vem do próprio Senhor Deus. Mais uma vez a todos um Santo Feliz Natal do Menino Deus, acompanhado da Misericordia que vem do CÉU. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

