Elias, Porta voz de Javé

1ª Reis 17, 1-15

elijah-and-the-widow-of-zarephath_Elias. O tesbita de Tesbi de Galaad, disse ao rei Acab: “Pela vida de Javé, o Deus de Israel, a quem sirvo: nestes anos não haverá orvalho nem chuva, a não ser quando eu mandar”. 2 Javé dirigiu a palavra a Elias: 3 “Saia daqui, dirija-se para o oriente e esconda-se junto ao córrego Carit, que fica a leste do Jordão. 4 Você poderá beber água do córrego. Eu ordenei aos corvos que levem comida para você”. 5 Então Elias partiu e fez como Javé tinha mandado: foi morar junto ao córrego Carit, a leste do Jordão. 6 Os corvos lhe levavam pão de manhã e carne a tarde. E ele bebia água do córrego. 7 Algum tempo depois, o córrego secou, porque não havia chovido na região. 8 Então Javé dirigiu a palavra a Elias: 9 “Levante-se, vá para Sarepta, que pertence à região de Sidônia, e fique morando aí. Porque eu ordenei a uma viúva que dê comida para você.” 10 Elias se levantou e foi para Sarepta. Chegando a porta da cidade, encontrou uma viúva que estava recolhendo lenha. Elias a chamou e disse: “Por favor! Traga-me um pouco de água no seu balde para eu beber”. 11 Quando a mulher já estava indo buscar água, Elias gritou para ela: “Traga-me também um pedaço de pão”. 12 Ela respondeu: “Pela vida de Javé seu Deus, não tenho nenhum pão feito; tenho apenas um pouco de farinha em uma vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos para preparar esse resto para mim e meu filho. Depois, vamos comer e ficar esperando a morte”. 13 Mas Elias lhe disse: “Não tenha medo! Vá e faça o que está dizendo. Mas primeiro prepare um pãozinho com o que você tem e traga para mim. Só depois você prepara um pão para você e seu filho. 14 Pois assim diz Javé, Deus de Israel: A vasilha de farinha não ficará vazia e a jarra de azeite não se esgotará, até o dia em que Javé mandar chuva sobre a terra”. 15 A mulher foi fazer o que Elias tinha mandado. E comeram, tanto ele como também ela e o filho, durante muito tempo. 16 A vasilha de farinha não esvaziou e a jarra de azeite não esgotou, como Javé tinha anunciado por meio de Elias.

“Elias quer dizer:” Meu Deus é Javé “Esse nome é para o profeta todo um programa de vida. Ele entra em cena com o anúncio do julgamento: traindo a Javé, o Deus da vida, a terra ficará sem vida. E quem está com Javé encontra o necessário parta viver. Javé se manifesta no meio dos pobres e necessitados, dando a vida através do gesto capaz de repartir o pouco que se tem. Deus não deixa faltar nada para aqueles que estão dispostos a repartir.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, bem sabemos que nosso Deus se manifesta no meio dos pobres, necessitados, não deixando faltar nada do necessário. Sabemos que todos aqueles que são fiéis, íntegros, sinceros e verdadeiros nosso Deus não permite faltar-lhe nada; pois quem segue fielmente os estatutos, normas e mandamentos terão sempre a presença de Deus ao seu lado. Somo convidados a permanecer firmes em nossa aliança com Deus; mesmo quando parecer que estamos caminhando sós, pois o nosso Deus não nos abandona nunca. Peçamos hoje a fidelidade, a lealdade no seguimento aos ensinamentos recebidos através das Sagradas Escrituras e permaneçamos na presença do Senhor Deus. Que Deus seja louvado hoje e sempre em nossas vidas. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s