Eliseu, Discípulo de Elias

2ª Reis 2, 1-10 e 15-18

elijahchariotAtividade profética continua _ 1 Quando Javé arrebatou Elias ao céu num redemoinho, aconteceu o seguinte: Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 2 Elias disse a Eliseu:  “ Fique aqui, porque Javé me mandou ir sozinho a Betel”. Eliseu respondeu: “Pela vida de Javé e pela sua vida, não deixarei de acompanhar você”. E desceram juntos a Betel. 3 Os irmãos profetas que moravam em Betel foram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: “Você está sabendo que Javé hoje mesmo vai levar embora seu mestre, nos ares, por cima da sua cabeça?” Eliseu respondeu: “Claro que sei. Mas fiquem quietos”. 4 Elias disse: “Eliseu, fique  por aqui mesmo, porque Javé me manda ir sozinho a Jericó”. Mas Eliseu respondeu: “Pela vida de Javé e pela sua vida, não deixarei de acompanhar você”. E foram para Jericó. 5 Os irmãos profetas que moravam em Jericó se aproximaram de Eliseu, e lhe disseram: “Você está sabendo que Javé hoje mesmo vai levar embora seu mestre, nos ares, por cima da sua cabeça?”  Eliseu respondeu: “Claro que sei. Mas fiquem quietos”. 6 Elias disse a Eliseu “Fique por  aqui mesmo, porque Javé me manda ir sozinho até o  Jordão”. Mas Eliseu respondeu: “Pela vida de Javé e pela sua vida, não deixarei de acompanhar você”. E eles foram juntos. 7 Com eles foram cinqüenta irmãos profetas. Estes ficaram a certa distância, enquanto os dois pararam à margem do rio Jordão. 8 então Elias pegou o manto, o enrolou e bateu com ele na água. A água se dividiu em duas partes, de tal modo que os dois  passaram o rio sem molhar os pés. 9 Depois que passaram o rio, Elias disse a Eliseu: “Peça o que você quiser, antes que eu seja arrebatado da sua presença”. Eliseu pediu: “Deixe-me como herança dupla porção do seu espírito”. 10 Elias disse: “Você está pedindo uma coisa difícil. Em todo caso, se você me enxergar quando eu for arrebatado da sua presença, isso  que pede lhe será concedido; caso contrário, não lhe será permitido”. 15 Ao vê-lo, os irmãos profetas, que estavam a certa distância, comentaram: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”. Então foram ao seu encontro, se prostraram diante dele, 16 e disseram: “Aqui, entre seus servos, você pode contar com cinqüenta homens valentes. Permita que eles saiam para procurar seu mestre. Talvez o espírito de Javé o tenha arrebatado e jogado sobre algum monte ou dentro de algum vale”.  Eliseu, respondeu: “Não mandem ninguém”. 17 Eles, porém, insistiam tanto, a ponto de aborrecê-lo. Por fim, ele disse: “Então mandem”. Eles mandaram cinqüenta homens, que procuraram Elias durante três dias, mas não o encontraram. 18 Voltaram para Eliseu, que tinha ficado em Jericó. Então Eliseu lhes disse: “Não falei para vocês não irem?”

“O fim de Elias é misterioso: ele não morre; é arrebatado por Deus. Com ele começa em Israel a profecia clássica, e seu arrebatamento mostra que o espírito profético não morre. Assim como Eliseu recebe o espírito de Elias sempre haverá no meio do povo de Deus, em todos os tempos, pessoas que obedecem unicamente a Deus e enfrentam sem medo os ídolos e seus seguidores, sejam eles sacerdotes, reis ou gente poderosa. Se deixarem de existir, reinará o silêncio desorientador, o silêncio do próprio Deus”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; vimos que a vida dos profetas e dos consagrados, dos sacerdotes, aqueles que o nosso bom Deus os chama, é como se fossem os profetas dos tempos antigos. É verdade que muitas coisas mudaram, e mudaram para a compreensão daqueles que são chamados, a cada tempo a história vem ao entendimento daqueles que são chamados. Como vimos ontem, há uma seqüência, basta sermos reflexivos, vimos mais, quantas maravilhas o Senhor Deus faz na vida dos homens e mulheres, que carinhosamente e amorosamente corresponde com dignidade o Chamado do Senhor Deus. Este nosso Deus é riquíssimo em dons, para derramar com efusão sobre aqueles que amorosamente atendem a este chamado. Vimos ainda que o que aconteceu ao profeta Eliseu foi pela sua perseverança nas virtudes com o seu irmão profeta Elias. E maravilhoso e digno de fé. E a cada uma das maravilhas acontece de maneira extraordinária; pois o Espírito Santo de Deus é Riquíssimo e Criativo. A exemplo de Eliseu, Elias e Moisés; você aceita o desafio de atravessar o mar a pé enxuto? Que Deus nos dê esta graça extraordinária. PAZ E MISERICÓRDIA!

A todos que adentrarem em nosso Blog tenham um Santo e Abençoado Ano Novo repleto da Misericórdia de Deus!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.