Josias: o Rei Justo

2ª Reis 23, 24-30

028-josias_derruba_altar_24 Josias eliminou também os necromantes, os adivinhos, os deuses domésticos, os ídolos e todas as abominações que se viam no país de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da Lei escritas no livro que o sacerdote Helcias encontrou no Templo de Javé. 25 Nenhum dos reis anteriores se voltou para Javé como ele se voltou de todo o coração, de toda a alma e com toda a sua força, conforme a Lei de Moisés. Mesmo depois, não surgiu outro como ele. 26 Apesar disso, Javé não deixou de lado o furor de sua grande ira, que se havia inflamado contra Judá, por causa de todas as ofensas com que Manasés o tinha ofendido. 27 Javé disse: “Também expulsarei Judá para longe da minha presença, da mesma forma com expulsei Israel. Vou rejeitar Jerusalém, esta cidade que eu tinha escolhido, e o Templo sobre o qual eu tinha dito: Aí estará o meu Nome”. 28 O resto da história de Josias, e o que ele fez tudo está escrito nos Anais dos Reis de Judá. 29 No seu tempo, o Faraó Necao, rei do Egito, subiu para se encontrar com o rei da Assiria, junto ao rio Eufrates. O rei Josias marchou contra ele, mas, na primeira batalha em Neguido, Necao o matou. 30 Os servos de Josias transportaram seu corpo num carro, o levaram de Meguido para Jerusalém, e o enterraram no seu túmulo. Então o povo da terra pegou Joacaz, filho de Josias, o ungiu e o colocou no trono em lugar de seu pai.

“Josias é o único rei que recebe elogio incondicional do autor bíblico, porque procurou eliminar a opressão e corrupção, e reunificar o povo em torno do projeto de Javé”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vimos depois da rebeldia dos israelitas, surge Josias, homem totalmente voltado para o Senhor Deus, derrubou tudo aquilo que eram abominações e que provocavam a ira de Deus; foi o único rei que recebeu elogios do autor bíblico, porque procurou eliminar a opressão e corrupção, e reunificar o povo em torno do projeto de Javé.  Foi possível a nós confirmar que, todos aqueles que são fiéis as Leis e ao Estatuto do Senhor Deus quase sempre é eliminado da face da terra. Como vimos os reis anteriores a Josias não eram tementes ao Senhor Deus; viviam de adoração aos ídolos e fazendo tudo o que era abominável ao Senhor Deus. Hoje irmãos e irmãs, somos convidados a pedir ao Senhor Deus a graça da fidelidade, da perseverança, da lealdade às Leis, Estatutos e Normas que o Senhor Deus deu ao seu povo através dos profetas; veremos então que caminharemos nas sendas do Senhor Deus e Ele estará sempre nos conduzindo. “Sejamos misericordiosos com o Pai também é misericordioso”. Gloria a Deus nas alturas e paz aos homens objetos da benevolência divina. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s