O Rei e a Garantia de Javé

2ª Crônicas 14, 1- 14

aliança com Deus rei asa de judá_1 Asa fez o que Javé seu Deus aprova e estima. 2 Acabou com os altares dos deuses estrangeiros e com os lugares altos, demoliu as estelas e derrubou os postes sagrados. 3 Ordenou aos judeus que buscassem a Javé, o Deus dos antepassados, e que praticassem as leis e mandamentos dele. 4 Acabou com os lugares altos e com os altares de incenso em todas as cidades de Judá. E o reino viveu tranqüilo durante todo o reinado dele. 5 Asa reconstruiu as cidades fortificadas de Judá, já que o país estava em paz e não fez nenhuma guerra nesses anos, porque Javé lhe deu descanso. 6 Asa disse a Judá: “Vamos reconstruir essas cidades, cercá-las de muralhas e torres, de portas e trancas. A terra ainda nos pertence, porque  servimos a Javé, nosso Deus, e ele nos concedeu paz com os vizinhos”. Executaram a reconstrução com pleno êxito. 7  Os soldados que Asa tinha a seu dispor eram, da parte de Judá, trezentos mil homens equipados de armaduras e lanças; e, da parte de Benjamin, duzentos  e oitenta mil treinados para empunhar o escudo e manejar o arco. Todos eram valentes guerreiros. 8 Zara, o etíope, marchou contra Judá com um exército de um milhão de homens e trezentos carros. Quando chegou a Maresa, 9 Asa foi enfrentá-lo. E se prepararam para a luta no vale de Sefata, em Maresa. 10 Então Asa invocou Javé seu Deus, dizendo: “Javé, quando queres ajudar, não distingues entre poderosos e fracos. Ajuda-nos, então, Javé nosso Deus, pois nós nos apoiamos em ti, e em teu Nome vamos enfrentar essa multidão! Javé, tu és o nosso Deus. Não te deixe derrotar por um mortal”. 11 Javé derrotou os etíopes à vista de Asa e de Judá. E os etíopes tiveram que fugir. 12 Asa e seu exército  perseguiram os etíopes até Gerara. Todos foram mortos: não ficou nenhum sobrevivente. Foram estraçalhados quando quiseram enfrentar Javé e seu exército. Os homens de Judá recolheram muitos despojos. 13 Em seguida, atacaram as cidades vizinhas de Gerara, pois o terror de Javé tinha caído sobre elas. E as saquearam, pois havia nelas muitos despojos. 14 Atacaram também as moradias da zona rural, e levaram muitas ovelhas e camelos. Por fim, voltaram para Jerusalém.

“Sobre Asa, mostram que Deus é a garantia da segurança e prosperidade. Ele, nas situações difíceis, sempre se coloca ao lado dos seus, afirmando sua grandeza diante dos inimigos”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vejo em todas as histórias do povo de Deus, sempre houve um rei que foi temente a Deus, seguiu com fidelidade o amor e o projeto de nosso bom Deus. Parece incrível, parece algo estupendo a lealdade do homem ao seu Deus. De outro lado vemos também que a rebeldia e a infidelidade também sempre houve. Por isso sabemos que desde que o mundo é mundo, houve os dois caminhos; o caminho dos Bons e o caminho dos Rebeldes. Deus em sua infinita Misericórdia sempre deixou o ser humano livre; porém, aqueles que o seguem com fidelidade, obedientes aos estatutos e Mandamentos sempre sairão muito bem, pois o nosso Deus sempre se fez presente ao lado dos BONS. Para nós, resta apenas uma coisa: “Deus não se deixa derrotar por um mortal”! “Seremos fieis ao Deus das Misericórdias e viveremos em PAZ! Também se quisermos ser rebeldes e viver longe da presença de Deus, cada um escolhe aquilo que quer. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s