Deus dá a Vitória para seus aliados

2ª Crônicas 20,1-9 e 17- 22

2-cr-20_1 Tempos depois, os amonitas, moabitas e alguns meunitas foram lutar contra Josafá. 2 Então informaram a Josafá: “ Uma grande multidão do outro lado do mar, do país de Edom, está vindo contra você. Eles estão em Asasontamar, que é Engradi”. 3 Josafá ficou com medo e recorreu a Javé, proclamando um jejum para Judá inteiro. 4 Então o povo de todas as cidades de Judá se reuniu para pedir conselho a Javé. 5 Josafá se colocou diante da assembléia  de Judá e dos habitantes de Jerusalém, reunida no Templo de Javé. De pé, diante do pátio novo, 6 Josafá exclamou: “Javé, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está no céu? Não és tu que governas os reinos das nações? Em tuas mãos está o poder e a força, e ninguém pode  resistir a ti! 7 Não fostes tu, Deus nosso, que expulsastes os antigos habitantes desta terra em favor do teu povo Israel, e a entregaste  para sempre aos descendentes do teu amigo Abraão? 8 Aqui eles passaram a morar e construíram aqui um santuário para o teu Nome, pensando: 9 Se nos acontecer alguma desgraça, guerra, castigo, peste ou fome, viremos a este Templo, diante de ti, pois o teu Nome está neste Templo. Do fundo da nossa angustia clamaremos a ti, e tu nos ouvirás. 10 Aí estão os amonitas, moabitas e habitantes da montanha de Seir. Quando Israel vinha do Egito, não deixaste que ele atravessasse o território deles. Ao invés de destruí-los, Israel se afastou deles.” 17 Vocês  nem terão que  lutar!  Fiquem firmes e parados, olhando como Javé salvará vocês. 18 Josafá prostrou-se com o rosto por terra, e todos os habitantes de Judá e Jerusalém se prostraram para adorar Javé. 19 Os levitas da família  de Cat e da família de Coré começaram então a louvar em alta voz a Javé, o Deus de Israel. 20 De madrugada, foram para o deserto de Técua. Quando iam saindo, Josafá pediu a palavra e disse: “Escutem-me, habitantes de Judá e Jerusalém! Confiem em Javé, seu Deus, e estarão seguros. Cofiem nos profetas dele; e tudo dará certo”. 21 Depois de falar ao povo, Josafá encarregou um grupo com vestes sagradas para marchar na frente do batalhão, cantando e louvando a Javé com estas palavras: “Agradeçam a Javé, porque o seu amor é para sempre”. 22 Enquanto davam louvores com aclamações e cânticos, Javé armou uma emboscada contra os amonitas, moabitas e habitantes da montanha de Seir, que tinham vindo contra Judá. E todos eles foram derrotados.

“O autor aproveita a notícia de uma guerra contra Judá para veicular uma verdade de fé. Deus está com o seu povo e lhe concede a vitória, mesmo que o inimigo seja mais forte. Não se trata de alimentar confiança temerária, como se Deus estivesse ao dispor de nossos caprichos pessoais e grupais. Deus se compromete com a liberdade e a vida dos seus aliados. E, quando estes o invocam, ele se apresenta para preservar essa liberdade e vida, que concedeu como direito permanente de seus aliados. A ação de Deus, porém, não é mágica, nem deixa margem para que os aliados se iludam com suas próprias forças. A vitória é dom, e muitas vezes se manifesta através de acontecimentos inesperados.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, perceberam que mais uma vez, um rei temente a Deus, e até medroso pela guerra que o exercito oposto vinha contra Ele e seu exercito, ele corre e vai pedir auxilio ao Deus da vida, Deus se compromete com a liberdade e a vida daqueles que permanecem fiéis, íntegros, leais ao Senhor Deus. O rei Josafá com o seu povo se prostra e adora e louva o Deus das misericórdias, e a presença de Deus é manifesta, e o povo é salvo mais uma vez. Peçamos ao Senhor Deus a todos nós a graça da perceverança para podermos permanecer fiéis. A vitória é dom, e muitas vezes se manifesta através de acontecimentos inesperados. PAZ E MISERCÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s