Joás: a importância do Templo

2ª Crônicas 24, 1-16

11约阿施_ 1 Joás tinha sete anos quando subiu ao trono e reinou quarenta anos em Jerusalém.  Sua mãe se chamava Sebias e era natural de Bersabéia. 2 Enquanto o sacerdote Joiada viveu, Joás fez o que Javé aprova. 3 Joiada lhe arranjou duas mulheres, que lhe deram filhos e filhas. 4 Mais tarde, Joás resolveu restaurar o Templo de Javé. 5 Reuniu os sacerdotes e levitas  e lhes disse: “Saiam pelas cidades de Judá recolhendo dinheiro de todo o Israel, para restaurar o Templo do seu Deus, a cada ano, conforme a necessidade. Cuidem disso com urgência”. Mas os levitas não se apressaram. 6 Então o rei chamou Joiada, o chefe deles, e lhes disse: “Por que você não exigiu que o s levitas recolhessem em Judá e Jerusalém o tributo imposto por  Moisés, servo de Javé, e pela assembléia de Israel, em favor da Tenda do Testemunho? 7 Você não sabe que a  perversa Atalia e seus filhos arruinaram o Templo de Deus e colocaram a serviço dos ídolos tudo o que havia de sagrado no Templo de Javé?” 8 Então, por ordem do rei, fizeram um cofre e o colocaram a porta do Templo de Javé do lado de fora. 9 Depois anunciaram, em Judá e Jerusalém, que levassem a Javé o tributo que Moisés, servo de Deus, exigia de Israel no deserto. 10 As autoridades e todo o povo levaram com alegria o seu tributo e o colocaram no cofre, que ficou cheio. 11 Toda vez que os levitas levavam o cofre para a inspeção real, e viam que havia muito dinheiro, o secretário do rei e o inspetor do sumo sacerdote esvaziavam o cofre e o colocavam novamente no mesmo lugar. Assim foram fazendo diariamente, e ajuntaram muito dinheiro. 12 O rei e Joiada entregavam o dinheiro aos mestres de obras encarregados do Templo de Javé, e também os artesãos do ferro e o bronze que restauravam o Templo de Javé. 13 Os operários se puseram a trabalhar, e as obras progrediram em suas mãos. Eles reformaram o Templo de Deus e lhe deram a estrutura primitiva e sólida. 14 Terminando o serviço levaram para o rei e para Joiada o dinheiro que sobrou. E com a sobra mandaram fazer utensílios para o Templo de Javé, objetos para o serviço e os holocaustos, taças e objetos de ouro e prata. Enquanto Joiada viveu, ofereceram continuamente holocaustos no Templo de Javé. 15 Joiada ficou velho e morreu em idade avançada, com cento e trinta anos. 16 Ele foi enterrado na Cidade de Davi, ao lado dos reis, pois só tinha feito o bem para Israel, para Deus e para o seu Templo.

“Depois do exílio, a coleta se tornará imposto regular em favor do Templo, exigido até dos judeus que viviam fora da Palestina”.

REFEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, mais uma vez encontramos homens fiéis ao Senhor Deus. É percebido que, uns destruíram o Templo fazendo lugar para ídolos mortos, estátuas, oferecendo oferendas aos ídolos, logo veio o rei Joás, homem este que procurou exigir a todos que ofertassem um valor em dinheiro desde, como o tributo  e que colocassem no cofre, este dinheiro seria para reconstruir o Templo; o tributo tornou-se imposto regular em favor do Templo, exigido até aos judeus que viviam fora da Palestina. Foram também restituídos objetos para o serviço do Templo, taças e objetos de ouro e prata os quais serviam continuamente holocaustos no Templo de Javé. Irmãos e irmãs peçamos ao Senhor Deus que nos dê a graça da perceverança em tudo o que podemos vivenciar a pratica de boas obras na casa de Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s