Reforma de Esdras

Esdras 7,1-16 e 25-27 e 28

Zeittafel-Artaxerxes-unterschreibtA Lei de Javé é a Lei do rei_ 1 Anos mais tarde, durante o reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras partiu da Babilônia. Ele era filho de Saraías, filho de Azarias, filho de Helcias, 2 filho de Selum, filho de Sedoc, filho de Aquitob,3 filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Maraiote, 4 filho de Zaraías, filho de Ozi, filho de Boci, filho de Abisue, filho de Finéias, filho de Eleazar, que era filho do sumo sacerdote Aarão. 6 Esdras era um escriba especialista na lei de Moisés, dada por Javé o Deus de Israel. A mão de Deus estava com Ele e por isso o rei lhe concedeu tudo o que ele pediu.7 No sétimo ano do reinado de Artaxerxes, voltaram também para Jerusalém muitos israelitas sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e doados. 8 Esdras chegou a Jerusalém no quinto mês do sétimo ano do reinado de Artaxerxes. 9 Esdras saiu da Babilônia no dia primeiro  do primeiro mês, e chegou a Jerusalém no dia primeiro do quinto mês. A mão bondosa do seu Deus estava sobre ele, 10 porque Esdras se havia dedicado a estudar a Lei de Javé, a fim de praticar e ensinar seus estatutos e normas em Israel. 11 Texto da carta que o rei Artaxerxes entregou ao sacerdote-escriba Esdras, especialista nos mandamentos de Javé e nos estatutos que ele deu para Israel: 12 “Artaxerxes, rei dos reis, deseja toda a paz a Esdras, sacerdote e doutor na lei do Deus do céu. 13 Determino que possa ir com você israelitas, incluindo sacerdotes e levitas, que se encontram no meu reino e desejam voltar para Jerusalém. 14 O rei e seus sete conselheiros enviam você para verificar como está sendo cumprida em Judá e Jerusalém a lei do seu Deus, a qual está em suas mãos. 15 E você levará também a prata e o ouro que o rei e seus conselheiros  oferecem para o Deus de Israel que mora em Jerusalém, 16  e ainda todo o ouro e prata que você receber em toda a província da Babilônia, além dos donativos espontâneos que o povo e os sacerdotes oferecem para o Templo do seu Deus em Jerusalém. 25 Quanto a você, Esdras, de acordo com a sabedoria do seu Deus, a qual você tem nas mãos, nomeie magistrados e juízes, que apliquem a justiça para todo o povo do lado ocidental do rio Eufrates, para todos os que conhecem a lei de Deus. E a ensine para os que não a conhecem.” Um novo êxodo_27 Seja bendito Javé, o Deus de nossos antepassados, que abriu o coração do rei para honrar o Templo de Javé em Jerusalém, 28 e que me concedeu o favor do rei, de seus conselheiros e de todas as autoridades militares. Fiquei assim, cheio de coragem, porque senti que estava comigo a força de Javé, meu Deus. Então reuni alguns chefes de Israel para me acompanhar na viagem.

“Esdras foi para Jerusalém depois que Neemias reconstruiu a muralha e reorganizou a comunidade judaica, provavelmente inspirado na ideologia social dos levitas, conservada na literatura deuteronômica. É nesse contexto que devemos avaliar a missão  de Esdras. Ele é sacerdote, versado na Lei. Graças a confiança do soberano persa, ele se torna delegado do rei par reorganizar a comunidade judaica dentro de um esquema religioso centrado apenas no culto. De fato a missão de Esdras era mais interessante à política persa, pois a comunidade judaica se tornaria independente no campo religioso, mas continuaria politicamente dependente do império. Essa política assegurava não só a dependência de Judá, mas também a segurança no limite sudeste do império”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, mais uma novidade neste texto; o próprio rei é que outorga a Esdras desde o envio até o que Esdras receberia para levar a sua missão. Sabemos bem, se estamos em sintonia com Deus e com os chefes, se caminhamos na integridade, tudo concorrerá para que a missão saia conforme a vontade de Deus. Quanto mais a pessoa é versada, tem sabedoria, segue na integridade o projeto de Deus, mais ela se torna livre. A liberdade dos filhos de Deus, não consiste em viver os seus próprios caprichos dizendo que está vivendo segundo os mandamentos de Deus. Deus chama, dá as possibilidades, dá um caminho mais livre e tranqüilo, somos livres para segui-lo como fez Esdras; todos os caminhos para ele se abriram. Que tenhamos a coragem de profeta então receberemos a porção de profetas. Que o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo nos dê a graça de sermos profetas. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s