Governador Exemplar

Neemias, 5,14-19

Nehemiah_crop_14 Desde o dia em que o rei me nomeou governador do país de Judá, isto é, do vigésimo ao trigésimo segundo ano do rei Artaxerxes, por doze anos, eu e meus irmãos jamais comemos às custas do cargo. 15 Os governadores anteriores exploravam o povo, exigindo diariamente quatrocentos gramas de prata para o alimento e vinho. E até seus subordinados se aproveitavam do povo. Eu, por temor de Deus, não fiz nada disso. 16 Além do mais trabalhei pessoalmente na reconstrução da muralha, embora não fosse proprietário de terreno, e os meus empregados passavam o dia na obra. 17 A minha mesa comiam cento e cinqüenta, entre pessoas importantes e chefes, além de outras pessoas dos povos vizinhos que nos vinham visitar. 18 Todo dia, na minha casa, eram preparados um boi, seis ovelhas gordas e muitas aves. De dez em dez dias se renovava com fartura o estoque de toda espécie de vinho. E, com isso tudo, eu nunca cobrei a manutenção de governador, pois o encargo de impostos já pesava muito sobre o povo. 19 Lembra-te em meu favor, ó Deus, de tudo o que fiz de bom para esse povo!”

Neemias apela para o que há de mais sagrado: o temor de Deus, ao qual pertence o povo que os exploradores estão vendendo. A seguir apresentando sua própria atitude como exemplo, propõe anistia geral. Os opressores não têm outra saída, a não ser aceitar a proposta. Caso contrario, seriam sacudidos e despojados, já que o povo não teme a morte quando os chefes se arrogam o direito sobre a vida. Neemias é o modelo de governador, que não usa do cargo para explorar o povo. O texto não deixa claro que é que sustentava os gastos do governo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs; até parece-nos um conto de fada, alguém que tem atitudes modelo, um governador daquela época que eram brilhantes suas atitudes, a ponto de ser MODELO. De um lado o povo não teme a morte de outro Neemias teme a Deus; por isso tudo o que fazia, era como um sol, que brilhava; a ponto de falar com seu Deus. “Lembra-te em meu favor, ó Deus, de tudo o que fiz de bom para esse povo!” Ainda hoje quando vemos alguém que faz o bem às pessoas, mesmo sem as conhecerem elas passam a ser pessoas de verdadeira credibilidade. Peçamos ao Senhor a graça da bondade para que possamos ajudar as pessoas mesmo sem que elas venham a pedir, mesmo quando somos logradas, na pratica do bem; neste ano em que a misericórdia do Pai vem sendo derramada na misericórdia de Jesus Cristo que resplandece o Rosto Misericordioso do Pai. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário